Projeto de Capacitação em Habilidades Socioemocionais

A Brasscom em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio – MDIC, está realizando a capacitação em habilidades socioemocionais dos alunos do Pronatec que frequentam os cursos relacionados à área de TI. As cidades onde a capacitação acontece são: Brasília, Belo Horizonte, Londrina e Salvador.

Objetivo

O objetivo desta capacitação é disponibilizar aos estudantes conteúdos, informação e instrumentos que os ajudarão a lidar com suas emoções, em variadas situações do cotidiano e principalmente na vida profissional alavancando seu aprendizado afim de colaborar com o aumento da sua empregabilidade.

Justificativa

A promissora carreira de TI requer uma constante formação técnica e emocional, notadamente relacionamento, comprometimento, raciocínio lógico e comunicação. A formação técnica é facilmente alcançada através dos cursos técnicos, certificações e universidades, mas a parte comportamental ainda é um desafio para os jovens ingressantes neste mercado. Essas habilidades socioemocionais foram identificadas por meio de uma pesquisa com as empresas do setor.

Capacitação

 A partir destas competências, foi desenvolvido o curso de 50 horas presenciais, acrescido de 12 horas numa plataforma tecnológica gamificada de engajamento, compartilhamento e participação. Realiza-se avaliações iniciais e finais para medir o desempenho do aluno no início e no fim do projeto, verificando assim a sua evolução. Visitas às empresas, palestras e orientação profissional de parceiros corporativos complementam o projeto.

Parceiros

Até o momento contamos com diversos parceiros corporativos, que variam entre grandes empresas a pequenas empresas locais, dentre elas a Algartech, Atos, Dataprev, Microsoft, Serpro, Stefanini e TOTVS.

Resultados

Com início da capacitação em abril, até o momento foram formados 199 estudantes, divididos nas 4 cidades.

Depoimentos dos alunos

Izabela Ferreira Pacífico. “Eu tinha muita dúvida sobre o que iria cursar ao longo da vida, queria tudo mas não sabia por onde começar, como começar e como fazer gestão de tudo. Este curso me ajudou a entender melhor as pessoas e entender o que eu realmente quero. Sou muito tímida e nervosa e aprendi a me controlar mais. Achei muito legal porque a professora nos coloca para experimentar e nos dá apoio para vencer o medo e saber que somos capazes. E somos mesmo…você e capaz sim nada e impossível.”

Thalys Gabriel Xavier. “Comecei o curso para ter um melhor comportamento no mercado de trabalho e foi muito importante no meu ver porque com ele adquiri não só conhecimentos, mas competências, porque me ajuda a me relacionar melhor com as pessoas. É mais um passo para adquirir um sonho. Sonhe e ouse sonhar, é o que eu faço. Comecei a colocar sonhos grandes na cabeça para adquirir objetivos maiores. Nunca será por sorte, mas por esforço. Eu estava pensando… o que é um sonho? É ganhar dinheiro? Não ele é consequência…O curso me ajudou a abrir a mente para um mercado de trabalho mais amplo, com ele um dia poderei realizar meus sonhos.”

Matheus Neves. “Eu sempre quis desenvolver minha oratória. Em entrevistas de emprego fico muito nervoso, não sei o que vou falar e qual deve ser a minha postura. Quando comecei a fazer o curso eu aprendi a como me comportar na entrevista de emprego, a ser gentil e como trabalhar em equipe. Uma das aulas que mais gostei foi a da gentileza. Gentileza gera gentileza. Eu não tinha hábito de me planejar e criar rotina. Passei a criar metas na minha vida.”

 Carlos Fernando. “Quando fiquei sabendo que seria oferecido o curso comportamental, eu não tive dúvidas e fui logo me inscrever, contudo a intenção era meramente para enriquecer o meu currículo, até então eu não sabia do que realmente o cursa tratava e nem como iria ser. Mas o curso foi uma surpresa maravilhosa. Aulas dinâmicas, mostrando a realidade do mercado de trabalho, visitas técnicas, foi tudo muito bom! Não acredito que seja coincidência, a verdade é que antes de ter esse curso no meu currículo eu passei mais de um ano sem nem ser chamado para entrevistas, e hoje, após pouco tempo de ter finalizado o mesmo, já fui chamado para quatro entrevistas. Apesar do curso ser intitulado como comportamental, vai além disso, foi uma experiência muito enriquecedora. Conhecemos o dia a dia de uma empresa, tivemos palestras incríveis, muito conhecimento adquirido.  Hoje me sinto muito mais preparado para ingressar no mercado de trabalho e encarar com segurança qualquer entrevista. Agradeço muito a todos que colaboraram para que esse projeto se tornasse uma realidade e quero acrescentar que vocês sigam em frente! ”

termo
Termo de Fomento

Clique abaixo para visualizar o Termo de Fomento da Brasscom.

Veja o termo de Fomento
turma DF
Projeto do MDIC em parceria com a Brasscom qualifica 115 jovens

Projeto do MDIC em parceria com a Brasscom qualifica 115 jovens em habilidades socioemocionais em Brasília, Belo Horizonte, Londrina e Salvador.

Saiba mais
Turma BH
Turma de Belo Horizonte

Projeto de Habilidades Socioemocionais forma nova turma em Belo Horizonte

Saiba mais
Turma BH
Turma de Belo Horizonte

Projeto de Habilidades Socioemocionais forma nova turma em Belo Horizonte

Saiba mais
X