Inteligência de Mercado

Em 2016, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC[1] em conjunto com o setor de Telecomunicações e com a produção de TI In House[2], movimentou no Brasil cerca de R$ 438 bilhões, representando 7 % do PIB do País.

Segundo o IDC, o Brasil é o maior mercado de TI da América Latina, com market share de 36%. Em termos globais o País ocupa a décima posição com base na produção agregada de hardware, software e serviços de TI. Nossa produção em TI em 2016 foi da ordem de R$ 168 bilhões.

No período compreendido entre 2010 e 2016 o setor de TIC (incluindo Telecom e TI In House) cresceu 5,1% ao ano. Ao considerar apenas TIC e TI In House, o crescimento foi de 7,6% ao ano. Destacaram-se em termos de crescimento as categorias de software (14,1% ao ano), exportações (10,3% ao ano) e Business Process Outsourcing (BPO) (10,2% ao ano).

Em 2016, os setores de TIC e de Telecom empregaram 1 milhão de profissionais e TI In Houseempregou 630 mil profissionais, totalizando de 1,6 milhão.

As perspectivas e as oportunidades para o setor são promissoras em vista da intensificação do uso de tecnologia nas mais diversas verticais da economia, em uma atmosfera de Transformação Digital.

A Transformação Digital remete aos conceitos de eficiência, competitividade e produtividade, elementos que são viabilizados através de soluções em TIC. Tais soluções fazem emergir uma nova economia impulsionada por dados, fundamentada em pilares como Big Data, Serviços em Nuvem, Mobilidade/Internet das Coisas e da Segurança da Informação.

 

Fontes: ABINEE, Brasscom, IDC, Gartner, RAIS/CAGED (Ministério do Trabalho e Emprego),

[1] Para Brasscom, o setor de Tecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) inclui atividades de Hardware, Software, Serviços, Empresas Estatais de processamento de dados, Business Process Outsourcing (BPO) e Exportação.

[2] Produção de TI em empresas cujo objeto social não é TIC.

Estudos Brasscom

A Brasscom desenvolve estudos sobre o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC),  utilizando-se de metodologias próprias para o tratamento de dados estatísticos oficiais e contratados de renomadas consultorias internacionais. Dentre os principais objetivos estão o acompanhamento da evolução e das tendências do setor e do mercado de trabalho em TIC.

 

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Estudos do Setor

Espaço para o compartilhamento de estudos e relatórios sobre o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

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