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As disciplinas foram elaboradas a partir da sugestão de categorização de Bisquerra (2019), sendo levantadas as seguintes competências prioritárias no setor acadêmico, mercado e sistemas regulatórios:

  • Dimensão habilidades sociais: Ética Profissional, Trabalho em Equipe, Comunicação, Relacionamentos Interpessoais.
  • Dimensão Habilidades de Vida e Bem-Estar: Resolução  de Problemas, Criatividade e Inovação, Flexibilidade, Tomada de Decisão.
  • Dimensão Gestão Emocional: Autocrítica, Autoreflexão, Autodisciplina, Autoconhecimento, Pensamento Crítico
  • Dimensão Autonomia Emocional: Proatividade, Autodeterminação, Autoconfiança, Autogestão, Resiliência.
  • Dimensão Consciência Emocional: como se relaciona com as suas emoções.

Currículo de Referência Socioemocional

Contexto
O objetivo principal é construir um currículo referencial que considere as necessidades de mercado, em termos das competências socioemocionais, e que sirva como instrumento de aperfeiçoamento do perfil dos egressos dos tecnólogos em TI do país.
Princípios e Diretrizes Pedagógicas
As competências Socioemocionais são desenvolvidas por meio de experiências em ambientes complexos onde o conhecimento não pode ser separado das habilidades e das atitudes. Por isso, de maneira mais ampla, sugerimos o uso de metodologias ativas, que instiguem a investigação com perguntas decorrentes do contexto profissional real. Fazem a diferença na aprendizagem aquelas atividades que proporcionam conceituações e categorizações de diferentes modelos; o uso de ferramentas digitais para que os estudantes mapeiem os conceitos e as suas aplicações práticas; fóruns de discussões em grupos virtuais, grupos de pesquisa, estudos de caso, etc.
Organização Curricular
No que diz respeito ao desenvolvimento de competências Socioemocionais, notadamente existem aspectos que podem ser trabalhados de maneira disciplinar (por meio de componentes curriculares específicos), enquanto outros fazem mais sentido serem desenvolvidos de maneira transversal, por meio de atividades complementares e/ou não curriculares. Por isso, propomos a criação de um eixo curricular específico para Formação Socioemocional. Ao mesmo tempo, propomos a exploração de atividades práticas por meio de abordagens pedagógicas transversais ao longo de todas as outras disciplinas do curso, apontadas no ementário como a componente de “Prática Profissional” e projeto integrador.
Requisitos para o Corpo Docente
Requer a graduação na área da sua atuação, experiência profissional e competência na área tecnológica do eixo em que atua, assim como conhecimento relacionado ao desenvolvimento a habilidades socioemocionais.

Grade Curricular - Currículo de Referência Socioemocional

1º semestre
Introdução ao Pensamento Crítico
Projeto Interdisciplinar I
2º semestre
Inteligência Emocional
3º semestre
Tecnologia e Sociedade
4º semestre
Comportamento Organizacional
Projeto Interdisciplinar lI
Nome do componente
Introdução ao Pensamento Crítico
Carga horária
64 horas.
Pré-requisito
Nenhum
Ementa
O objetivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes habilidades de pensamento crítico, ou seja, compreender, avaliar e formular raciocínios e argumentos com fundamentos lógicos e analíticos, e exercitar ferramentas cognitivas que nos permitem tomar decisões e formar crenças com base em juízos bem informados e fundamentados. Conteúdos importantes a serem tratados nesta disciplina envolvem: raciocínio lógico dedutivo, indutivo e abdutivo; pensamento computacional; sofismas e falácias; abordagens de pensamento reducionista vs. sistêmico/complexo; pragmatismo; resolução de problemas; pensamento investigativo e aprendizado contínuo.
Bibliografia básica
● Robert H. Ennis, 1985, Critical Thinking. Pearson. ISBN 0133747115.
● Douglas N. Walton e Carlos A. L. Salum (2012) Lógica informal. WMF Martins Fontes. ISBN 8578275640.
● Walter Carnielli E Richard L. Epstein (2019) Pensamento Crítico – O Poder Da Lógica E Da Argumentação. Rideel. ISBN 8533954409.
● André Folloni (2016) Introdução à Teoria da Complexidade. Juruá. ISBN 8536258675.
● Severino do Ramo Paiva (2021) Introdução à Programação - Pensamento Computacional. CIÊNCIA MODERNA. ISBN 655842052X.
Nome do componente
Projeto Interdisciplinar I
Carga horária
64 horas.
Pré-requisito
Nenhum
Ementa
Nesta disciplina, os alunos serão acompanhados ao longo do desenvolvimento de um projeto integrador interdisciplinar, que deverá demandar conhecimentos das diferentes disciplinas em curso no primeiro semestre. O projeto deve envolver a resolução de problemas aplicados, baseados preferencialmente em situações profissionais reais, pouco estruturadas, no qual poderão ser aplicadas as competências em desenvolvimento com o objetivo de articular a teoria e prática de maneira sistêmica.
Nome do componente
Inteligência Emocional
Carga horária
64 horas.
Pré-requisito
Nenhum
Ementa
O objetivo desta disciplina é desenvolver habilidades dos estudantes para lidarem com as suas emoções, incluindo o exercício do autoconhecimento e autogerenciamento e autonomia emocional, visando melhor performance e maior bem estar pessoal e profissional. Dentre os conteúdos a serem vistos e trabalhados na disciplina encontram-se: teorias e fundamentos sobre emoções, componentes e dimensões da inteligência emocional, habilidades específicas (Autocontrole, Autocrítica, Autodisciplina, Autoconfiança, Autodeterminação, Autoregulação, dentre outros).
Bibliografia básica
● Rafael Bisquerra Alzina (2009) Psicopedagogía de las emociones. Síntesis. ISBN 8497566262
● Susan Blackmore (2018) Consciousness: A Very Short Introduction. Oxford University Press. ISBN 9780198794738
● Daniel Goleman (2012) O cérebro e a inteligência emocional. Objetiva. ISBN 8539003988.
● Daniel Kahneman (2012) Rápido e devagar. Objetiva. ISBN 9788539003839.
● C. Otto Scharmer (2019) Teoria U: como liderar pela percepção e realização do futuro emergente. Alta Books. ISBN 8550807206
Nome do componente
Tecnologia e Sociedade
Carga horária
64 horas.
Pré-requisito
Nenhum
Ementa
Esta disciplina deve abordar conceitos relacionados à ética, cidadania e sustentabilidade e correlatos, incluindo temas tais quais: sociedade da informação, inclusão digital, legislação de software, marco civil da internet, criminalidade digital, propriedade intelectual, proteção de dados, regulamentação da profissão, e grandes desafios da pesquisa em computação. O objetivo da disciplina é levar os estudantes a refletirem sobre o papel das tecnologias da informação na história e futuro da sociedade contemporânea, assim como a desenvolverem o pensamento crítico sobre o uso da informática na sociedade, com maior ênfase em como evoluções tecnológicas e sistemas influenciam a organização da sociedade e o comportamento dos seus membros.
Bibliografia básica
● Cristiano Maciel; José Viterbo (2020) Computação e Sociedade (Volumes 1, 2 e 3). EdUFMT. ISBN 978-65-5588-046-5 / 978-65-5588-047-2 / 978-65-5588-048-9.
● Adam Schaff (1995) A Sociedade Informática. Brasiliense. ISBN 8511140816.
● Manuel Castells (2013) A sociedade em rede. Paz & Terra. ISBN 8577530361.
● Abel Reis (2018) Sociedade.com: Como as tecnologias digitais afetam quem somos e como vivemos. Arquipélago Editorial. ISBN 8554500261.
● Sara Baase (2017). A Gift of Fire: Social, Legal, and Ethical Issues for Computing Technology. Pearson. ISBN 9780134615271
Nome do componente
Comportamento Organizacional
Carga horária
64 horas.
Pré-requisito
Nenhum
Ementa
Esta disciplina deve abordar os diversos aspectos relacionados ao comportamento humano nas organizações, seja como indivíduos ou como grupos, tais como ética profissional aplicada ao trabalho, relacionamento interpessoal, trabalho colaborativo, liderança, tomada de decisão, criatividade e inovação, flexibilidade, adaptabilidade, agilidade, aprendizagem organizacional, e cultura. Ao final desta disciplina, os alunos devem ter noções básicas sobre administração de processos, prioridades, custos, prazos, requisitos de qualidade, comunicação, riscos, recursos humanos e os demais stakeholders envolvidos no desenvolvimento de um projeto.
Bibliografia básica
● Idalberto Chiavenato (2021) Comportamento Organizacional - A Dinâmica do Sucesso das Organizações. Atlas. ISBN 8597024941.
● Stephen P. Robbins (2010) Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. Pearson Universidades. ISBN 8576055694.
● Project Management Institute (2021) A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management. Project Management Institute. ISBN 1628256648.
● Peter M. Senge (2013) A quinta disciplina: Arte e prática da organização que aprende. Best Seller. ISBN 8576847140.
● Ian Brooks (2018) Organisational Behaviour: Individuals, Groups and Organisation. Pearson Education Limited. ISBN 9781292200682.
Nome do componente
Projeto Interdisciplinar lI
Carga horária
64 horas.
Pré-requisito
Nenhum
Ementa
Nesta disciplina, os alunos serão acompanhados ao longo do desenvolvimento de um projeto integrador interdisciplinar, que deverá demandar conhecimentos de diferentes disciplinas. O projeto deve envolver a resolução de um problema aplicado, baseado preferencialmente em situações profissionais reais, pouco estruturado, e no qual poderão ser aplicadas as competências adquiridas até o momento, com o objetivo de articular a teoria e prática de maneira sistêmica.