LinkedIn

Antônio Gil

Foto Antonio Gil - Nosso Presidente SiteAntônio Gil

Ex-Presidente Executivo da Brasscom

Por volta de 2002, um grupo de empresários se reuniu em um restaurante do Itaim em São Paulo. O propósito da reunião era a criação de uma entidade para a promoção de tecnologia da informação e comunicação no Brasil. Irineu Gouveia, Jorge Steffens, Marco Stefanini, Rogério Oliveira e o signatário deste artigo fundaram a Brasscom. A Brasscom nasceu, cresceu, floresceu e tem prestado incríveis serviços ao setor de TIC no Brasil.

Não será necessário dizer qual a importância da TI no mundo atual e futuro. Se em 2002 era importante, no presente e no futuro TI será oxigênio da vida moderna. O Brasil tem tudo o que é necessário para ser um dos maiores mercados inovadores do mundo. Chegou a ser o quarto maior mercado de TI do mundo, tem uma incrível naturalidade para mudanças e para o desenvolvimento de novas tecnologias, com um povo dinâmico e sedento de progresso.

Hoje, quando vejo a naturalidade com que todas as camadas de nossa sociedade encaram as novas tecnologias de mobilidade, reforço um pensamento dos anos 70, quando disse que loteria esportiva era cultura. Disse isso pela facilidade com nosso povo que começou a jogar semanalmente. Fui criticado quando disse isso, mas daí para o uso de celulares foi um pulo. Parece bobagem, mas não é. Nem todas as sociedades encaram o progresso tão facilmente quanto os brasileiros.

Em um momento em que o Brasil se sente como o patinho feio do mundo, vamos reagir e acordar o sonho de liderança de uma área tão importante como a de tecnologia da informação e comunicação. O Brasil é um dos países líderes no uso e no desenvolvimento de tecnologia no mundo. A Brasscom tem o cacife e a obrigação de promover essa liderança.



X