LinkedIn

Iniciativas Sociais

Com o avanço dos impactos causados pela Covid-19 ao redor do mundo, as empresas associadas à Brasscom têm construído esforços voltados à superação deste desafio e apresentam ferramentas tecnológicas gratuitas para auxiliar a sociedade, as organizações e o Governo no enfrentamento da pandemia e iniciativas sociais para apoiar a sociedade durante a crise. As soluções visam resultados sociais e econômicos, tais como: Sustentabilidade e Expansão de Serviços Essenciais, Implantação massiva de teletrabalho, Disponibilização de Plataformas de Audioconferência e Videoconferência, Big Data voltado à Covid-19, Disponibilização de conteúdos de capacitação, instrução e lazer, Acompanhamento da pandemia e Softwares e Apps.

Em meio a pandemia, a Brasscom realizou doação de máscaras de proteção para instituições sociais.

Conheça aqui as beneficiadas:

Arca do Brasil – https://www.arcadobrasil.org.br/
Grupo Vidas – https://www.grupovidabrasil.org.br/
PAC, Projetos Amigos das Crianças – http://www.projetopac.org.br/

Accenture

»Plataforma desenvolvida ao Sebrae-SP conecta pequenos comércios e vizinhança

A plataforma de e-commerce “Pertinho de Casa” conecta pequenos vendedores a consumidores do seu entorno. O cliente interessado em comprar no seu bairro pode entrar no site, indicar seu endereçou ou CEP, selecionar a categoria de comércio de interesse e uma lista de comerciantes cadastrados surge para dar início ao processo de compra e venda. Motivados pela solidariedade nesta crise sem precedentes, áreas distintas da Accenture se uniram para desenvolver da plataforma, que pode ser acessada pelo endereço www.pertinhodecasa.com.br.

https://www.accenture.com/br-pt

Amazon

» A empresa está fornecendo livros de graça na versão Kindle. Qualquer pessoa pode baixá-lo para ler no dispositivo que quiser. Livros sobre sociologia, educação, psicologia, política entre outros.

www.amazon.com.br

Apple

» Apple Mobility: ferramenta com dados sobre as tendências de circulação coletadas pelo app Mapas da Apple, no Brasil em geral e nas cidades de Sao Paulo e Rio de Janeiro. https://www.apple.com/br/newsroom/2020/04/apple-makes-mobility-data-available-to-aid-covid-19-efforts/

BRQ

» Jobecam: Plataforma de SW com IA permitindo recrutamento e seleção com vídeo entrevistas. A Jobecam, startup da unidade de negócios do BRQ Labs, está oferecendo de forma gratuita e por prazo indeterminado, o acesso para Hospitais para realizarem processos seletivos remotos na plataforma em razão do Corona Vírus (COVID-19). Para participar: Acesse o site jobecam.com/empresa > Cadastre a sua empresa > Clique no botão “Operação Jobecam”. A Jobecam é uma plataforma de recrutamento virtual que permite que empresas contratem funcionários remotamente. Os candidatos gravam vídeos de apresentação de qualquer lugar, evitando o nervosismo da entrevista presencial e dando à empresa chance de analisar melhor cada candidato. Um de seus recursos é o recrutamento às cegas, no qual imagem e voz do candidato são alteradas para evitar vieses de contratação e trazer mais diversidade aos negócios. www.jobecam.com

» Inspeção 360: Solução para gerenciamento da prestação de serviços que ocorrem em campo. Construída sobre uma plataforma de geolocalização, possibilita o monitoramento de toda a cadeia de serviço em tempo real e realiza a integração com seu cliente para comunicação de agendamentos e coleta de feedback do serviço prestado. Vídeo com mais informações anexo. Vantagens da Coleta de informações em campo: – Todas as fotos capturadas pela aplicação são geolocalizadas, garantindo assim a precisão do local do risco, além de fornecer dados importantes para o cálculo dos honorários. – As fotos são capturadas pela câmera interna da aplicação, o que facilita a geração do laudo, aumenta a segurança e diminui riscos de anomalias. – A aplicação possui sistema de geração de formulários customizáveis, 100% digital, que elimina o uso de papel e agiliza a consolidação das informações em dashboards online (tempo real). O que a solução pode ajudar nesse momento? -A solução tem interface fácil e intuitiva podendo ser realizada tanto por profissionais da saúde quanto pelo próprio cidadão (auto-inspeção). -O cidadão não precisa ter um aplicativo no celular. Ele pode também responder via link. -Se em algum momento precisarmos que determinada população (bairro, cidade, estado, país) forneça informações de saúde, via formulário personalizado, conseguiremos mapear rapidamente a situação e gerar relatório/dashboard online e em tempo real (geolocalização). –     Ideias de uso para situações de COVID19: 1) Laudos médicos emitidos por profissionais da saúde, 2) Laudos de IML emitidos por médicos legistas/ peritos, além de 3) Laudos emitidos pelas próprias pessoas da comunidade. www.inspecao360.com

» WorkFacilit: Gestão de Atendimento Presencial A plataforma permite a implementação de processos de melhoria contínua, como a gestão das filas de atendimento, monitoramento em tempo real através de dashboard e vídeos, controle da produtividade, calibração da qualidade, treinamentos e reciclagens de forma remota, além de tornar prática e organizada a comunicação através de chat, alertas, avisos, entre outras funcionalidades. O que a solução pode ajudar nesse momento? -A solução de demandas pode ser imediatamente disponibilizada para controlar e gerenciar atividades remotas/deslocamentos através de portal e APP (iOS e Android). Ela possui o tracking de atividades, SLA, Geo-localização, fotos, checklist, outros. -A mitigação do risco de contágio em ambientes de atendimentos que estão formando filas indianas com a nossa ferramenta de gestão de filas. Podemos rapidamente disponibilizar a solução para configuração de ambientes, filas, atendentes entre outros recursos; -A solução de formulários/checklist personalizáveis por projeto e perfil de serviços,  para ser usado como meio de coleta de informações pelos profissionais que estão atuando remotamente ou home-office. Pode ser portal ou mobile; -Entre outras solução, também podemos disponibilizar a o controle de tarefas (Time sheet) que pode ser útil na distribuição e controle de atividades para home-office. www.workfacilit.com

www.brq.com

Cisco

Doação de licenças de Webex para milhares de clientes e serviços públicos, especialmente na área de educação e saúde, e abertura de turmas no Net Academy para estimular o uso de ferramentas de colaboração online. Além disso, a empresa mobilizou força-tarefa para incrementar infraestrutura de rede e evitar impacto ou colapso da internet, diante das expectativas de picos de 2x do tráfego normal.

www.cisco.com

Claro Embratel

» Canais liberados de TV por assinatura e Rede Wifi pública, para clientes ou não. Basta assistir aos vídeos informativos do Ministério da Saúde/SUS sobre Coronavírus.

www.claro.com.br

Facebook

»   Informações precisas (ex: Centro de Informações no Facebook, apoio à checagem de fatos, pessoas conectadas a informações confiáveis);

»   Apoio a organizações de saúde, a exemplo do API da OMS no WhatsApp, US$25 milhões para os esforços contra o COVID-19, créditos para campanhas; dados e ferramentas);

»   Apoio a governos, comunidades e negócios: US$100 milhões para pequenos negócios, hubs de apoio a comunidades e pequenos negócios, Workplace Advanced gratuito para organizações de emergência. E muito mais – saiba aqui.

www.facebook.com

Grupo GBI

»   App Vizinho Legal: A proposta do App é por meio de geolocalização, idosos, doentes ou quem mais precisar, solicitarem ajuda para quem estiver próximo ir ao mercado, preparar seu almoço etc. Podendo incluir outros serviços do tipo concierge.

www.grupogbi.com

IBM

»   IBM DigitalEdu: Uma plataforma gratuita online que contém uma série de vídeos curtos feitos com especialistas da IBM em diferentes tecnologias, distribuídos em duas temporadas. Na primeira, o programa apresenta de forma fácil o conceito de áreas como Inteligência Artificial, Cloud, Data Science entre outros, além de especialistas falando sobre essas profissões. Na segunda o aluno é capaz de seguir vídeos e aprender por exemplo como construir o seu próprio assistente virtual. Confira a plataforma neste link.

» IBM Academic initiative: Portal gratuito para instituições acadêmicas. Com o foco em professores e alunos de instituições de ensino superior, o programa disponibiliza uma infinidade de recursos com alto valor no mercado de forma gratuita. De Cloud, Inteligência Artificial até CPLEX e SPSS, um software que oferece análise estatística avançada e material instrucional de como conseguir certificados reconhecidos pela IBM. Acesso para o ambiente online neste link.

» IBM Clinical Development: A CRO Azidus Brasil e o laboratório de pesquisas Cellavita já estão utilizando, gratuitamente, o IBM Clinical Development, sistema de nuvem e IA para gerenciamento de dados oferecido pela @IBMBrasil. O ICD deve auxiliar no combate à Covid-19 ao acelerar os estudos focados em potenciais opções de tratamento para a pandemia e centralizando e organizando os dados de ensaios clínicos com o acesso às informações unificados em um único local. Saiba mais na matéria da @Época Negócios: glo.bo/2L41PtW

» IBM Open P-TECH: A IBM anuncia o Open P-TECH, uma plataforma de educação gratuita com conteúdos que ajudam a preparar jovens e educadores com competências tecnológicas fundamentais em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial e computação em nuvem, além de outras habilidades profissionais valorizadas no mercado de trabalho.
A Fundação Bradesco selecionou o Open P-TECH para proporcionar aos seus alunos do ensino médio esses conteúdos de forma online, apoiando a aprendizagem constante dos estudantes nas habilidades necessárias para competir na economia do século XXI.
Link:  bit.ly/3cjDZWx

» IBM Watson Assistant for Citizens: A IBM está disponibilizando gratuitamente para instituições do Brasil a ferramenta Watson Assistant for Citizens, com IA da IBM, baseada em nuvem, que ajuda a responder  perguntas dos cidadãos sobre a COVID-19, como por exemplo “Quais são os sintomas?”, “Como faço para limpar minha casa corretamente?” e “Como me protejo?”. Saiba mais na matéria do NewVoice.ai: bit.ly/2TGEvXS

 

www.ibm.com/br-pt

Impulso

» Bootcamp de trabalho remoto: A Impulso em parceria com a Digital Innovation One vai oferecer milhares de bolsas gratuitas focada no desenvolvimento dos profissionais em trabalho remoto. O bootcamp está sendo produzido pela Impulso, que já trabalha há 10 anos de forma 100% remota, e será disponibilizado para consumo pelos profissionais no LMS da Digital Innovation One. A previsão para disponibilização do bootcamp ao público é maio/2020. https://digitalinnovation.one/

www.impulso.work

Microsoft

»   Acesso gratuito ao Microsoft Teams – Microsoft Teams já é parte do Office 365 e as organizações que possuem licenças aplicáveis para o Office 365 já tem acesso ao mesmo. Neste momento de atenção ao COVID-19, a Microsoft preocupou-se em fazer o Teams acessível a todos, facilitando o trabalho em equipe, conferências e outras atividades. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) repercutiu a doação de 200 mil licenças da plataforma de para as equipes do Executivo federal. Para mais informações acesse este link e este link.

»  Ferramentas de monitoramento da disseminação do vírus

»  Bing: no site de busca da Microsoft existe um painel de acompanhamento da disseminação do vírus no mundo.

»  Azure maps COVID-19: projeto open-source destinado às agências de saúde, permitindo a criação de painéis de acompanhamento georreferenciados:

»  Código fonte do projeto: https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19

» Exemplo de utilização do código do projeto realizado em colaboração com John Hopkins Corona Virus Resource Center: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

»  Ferramentas de informação, conscientização e preparação – Healthcare Bot Template (HSE) for COVID-19: template de chatbot para triagem inicial de pacientes, interação com a comunidade e informações sobre o vírus e a epidemia. Pode ser utilizado em conjunto com centrais de atendimento. Exemplo de uso no HSE da Irlanda (o chatbot é acionado pelo botão COVID-19 Info Finder no canto inferior direito da página).

»  Framework para gestão de crise – A área de serviços da Microsoft desenvolveu na Europa um framework completo para gestão de crise abrangendo: a transformação das operações do serviço público, a garantia do bem-estar dos cidadãos e das comunidades, a garantia de acesso à benefícios financeiros e sociais para os cidadãos e as empresas, a manutenção da infraestrutura crítica e continuidade da cadeia de fornecimento, a mitigação da pandemia, a maximização da eficiência da gestão da crise e a otimização da agilidade do cumprimento da lei para garantir a segurança dos cidadãos.

»   Controle de quarentena – Aplicativo móvel para ajudar o controle de pessoas em quarentena utilizando geolocalização do celular.

www.microsoft.com/pt-br

Oracle

»  A Oracle aumenta as oportunidades para certificações e aprendizagem online gratuita para o Oracle Cloud Infrastructure e Oracle Autonomous Database. A Oracle está intensificando seus esforços para ajudar a desenvolver as competências técnicas críticas para nuvem, indispensáveis para acelerar a inovação. Oferecemos uma ampla gama de usuários acesso gratuito a conteúdo de aprendizagem online e certificações para Oracle Cloud Infrastructure e Oracle Autonomous Database. A partir de agora, qualquer usuário, incluindo desenvolvedores, arquitetos, profissionais de TI, estudantes e professores, terá acesso rápido e fácil a mais de 50 horas de treinamento online e 6 exames de certificação.

 https://www.oracle.com/br

SAP

»   A SAP está liberado para todas as empresas, incluindo as que não são clientes, o acesso à Ariba Discovery, a maior rede de negócios do mundo, com 4 milhões de fornecedores em mais de 190 países. As empresas também podem acessar gratuitamente por seis meses o nível premium da ferramenta de monitoramento de viagens TripIt, que é parte de SAP Concur. Por meio dela, o usuário que ainda precisar viajar é alertado em tempo real sobre mudanças e cancelamentos. A solução Remote Work Pulse da Qualtrics também está aberta para apoiar o trabalho remoto, tão necessário em todo o mundo neste momento.

»   SAP Ariba Discovery aberta para compradores e fornecedores – nos próximos 90 dias, a SAP vai disponibilizar acesso ao SAP Ariba Discovery para que qualquer comprador possa divulgar suas demandas imediatas, e fornecedores possam atendê-las – sem taxas para postar nem para responder. O acesso ao SAP Ariba Discovery ajudará compradores e fornecedores a se conectar de maneira rápida e eficaz e minimizar as paralisações causadas por atrasos na remessa, problemas com capacidade de atendimento e aumento de demanda dos consumidores em tempos de crise. A SAP Ariba opera a maior rede de negócios do mundo, representando mais de 4 milhões de fornecedores em mais de 190 países e somando US$ 3,21 trilhões em transações comerciais. O objetivo é de ajudar a estabelecer conexões para manutenção da cadeia de suprimentos e assim não prejudicar o consumidor comum.

»   SAP Concur abre acesso ao sistema TripIt – a solução processa todos os dias centenas de milhares de itinerários de viagem para pessoas em todo o mundo, monitora voos e gera alertas sobre quaisquer alterações ou atrasos. Em resposta às crescentes mudanças de horário e cancelamentos decorrentes do Covid-19, a SAP disponibiliza acesso a uma solução que ajuda aqueles que precisam viajar. Entre 13 e 31 de março, qualquer pessoa poderá se inscrever no TripIt (e fazer o download do aplicativo, se for um usuário novo) e receber o TripIt Pro por seis meses. Os atuais usuários do TripIt também receberão o TripIt Pro, nosso serviço premium, de forma gratuita pelo mesmo período. Ao fazer isso, esperamos tornar as coisas um pouco mais fáceis e seguras para quem precisa sair de casa e deixar suas famílias.

»   Gerenciamento do trabalho remoto com Remote Work Pulse SAP Qualtrics – ferramenta que ajuda a determinar qual o nível de preparação da empresa e colaboradores, e mede em tempo real como está evoluindo o trabalho. Gratuito para qualquer organização por pelo menos três meses, é uma solução projetada para ajudar as empresas a avaliar sua prontidão para interrupções no trabalho comum (como remoto em larga escala), identificar e corrigir lacunas e realizar verificações diárias de pulso em seus funcionários, para que possam agir em tempo real para atender às necessidades de seus funcionários – até o nível da função, departamento, equipe ou indivíduo.

www.sap.com/brazil

Serasa Experian

»   Covid Radar à Sistema para prover às organizações de saúde um meio de analisar e entender onde, como e quando a epidemia se propaga por bairros, cidades e municípios. Esta capacidade é fundamental para isolar casos, planejar quarentenas, avaliar a eficiência de confinamentos ou outras medidas de contenção. Duas informações são essenciais: dados de mobilidade anônimos de celulares e dados, com qualidade, sobre testes (positivos ou não) e da infraestrutura de saúde. O vídeo (https://youtu.be/4ZSTu4RjHSA ) mostra a solução que desenvolvemos para monitoramento de Zika vírus e que estamos customizando para Covid-19. Está sendo criado “data lake” com dados públicos e privados que são agregados, anonimizados, enriquecidos com indicadores e que ficam disponíveis para pesquisa, consultas e construção de aplicações para o combate a pandemia. A oferta é para fazer a ingestão, controle de qualidade, controle de acesso e segurança das informações do Datasus neste ambiente e assim beneficiar a todos que estão em comitês de crise e que pesquisam e projetam os mais diversos cenários para controle da covid-19. Atualmente temos os seguintes parceiros que se comprometeram a trabalhar sem ônus e sem nenhum objetivo comercial: Serasa Experian – provedora de dados; Amazon do Brasil – infra estrutura computacional em nuvem; Atos – computação de alta performance, engenheiros e desenvolvedores; Falconi do Brasil – gestão do consórcio; Tableau – licenças e desenvolvedores de visualização de dados; Pacto Global da ONU – networking e acesso a fontes de informação; Instituto de Matemática da USP – modelos epidemiológicos; Instituto de Biologia da USP – modelos de propagação; COVID-19 BR – pesquisadores, estudantes de mestrado, doutorado e programadores; Hands – empresa de Mobile/AdTech; BBDO, Berimbau, Mind7, Raincake, InPress – apoio e comunicação.

https://www.serasaexperian.com.br/

Sonda

» A empresa está fornecendo capacitação gratuita por meio de Ensino a Distância (EAD) para seus clientes sobre ferramentas de Comércio Exterior e Microsoft Office. Os três módulos iniciais tratam de pré-requisitos SAP para Comércio Exterior, Câmbio e Importação. Nas próximas semanas serão fornecidos cursos de processos fiscais. A plataforma de EAD SONDA, em parceria com a Ka Solution, também disponibiliza aulas de Microsoft Office completamente gratuitas. Esses cursos estendem-se aos familiares e amigos do usuário cadastrado. O objetivo é oferecer uma ação de inclusão digital durante esse período de isolamento social. O usuário poderá indicar até três pessoas para realizar o treinamento e receber certificados.

www.sonda.com/br

Stefanini

»   Grupo Stefanini disponibiliza gratuitamente ao mercado ferramenta que auxilia no serviço de home office

Para contribuir neste cenário desafiador imposto pelo COVID-19, a Stefanini, multinacional brasileira referência em soluções digitais, passa a disponibilizar para o mercado, de forma gratuita e por um período de 60 dias, o Ponto Certificado, serviço que substitui o uso do relógio de ponto físico por um sistema totalmente digital e certificado pelo ICP-Brasil. A ferramenta tem ampla aceitação jurídica e está disponível para download gratuitamente nos sistemas Android, IOS e Windows. Acesse aqui.

»   Stefanini utiliza Inteligência Artificial para orientar colaboradores sobre a prevenção ao coronavírus

Na Stefanini sua plataforma de Inteligência Artificial Sophie está sendo utilizada para informar os colaboradores sobre o COVID-19, principais sintomas, como as pessoas devem se prevenir e como a companhia está atuando neste momento de cautela. A plataforma de inteligência cognitiva foi treinada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Stefanini para responder via chat, pelo canal Stefanini Atende, às principais dúvidas sobre o tema no Brasil.

www.stefanini.com.br

Tivit

» A TIVIT liberou o acesso aos cursos da plataforma Courselog, disponibilizada aos seus colaboradores, para o público. O acesso gratuito começou no dia 27 de abril e ficará disponível pelos próximos três meses. Os cursos têm foco em habilidades exigidas pelo mercado digital, além de podcasts e aulas sobre home office e metodologias ágeis. Inicialmente serão disponibilizadas 2 mil vagas de acesso. O número poderá ser revisto de acordo com a demanda. O projeto, intitulado “TIVIT e DOT Pela Educação Corporativa”, está sendo desenvolvido em parceria com a DOT Group, EdTech brasileira. O Courselog é uma plataforma de experiência que orienta a aprendizagem do colaborador por meio de playlists. Para esse projeto serão oferecidas três playlists: Cursos de TI da TIVIT, “Coronavírus: É Preciso Disseminar Conhecimento” e “Home Office: Conteúdos Indispensáveis em Tempos de #ficaemcasa”. Cada grupo de cursos terá aulas sobre o trabalho em casa, produtividade, podcasts, relacionamento com clientes, motivação e metodologias ágeis. Os interessados podem acessar a ferramenta e assistir às aulas, por meio endereço do site/curso: https://courselog-parceriadottivit.dotgroup.com.br/sign-in

www.tivit.com

TOTVS

» Disponibilização da plataforma de treinamento à distância: Disponibilização de forma gratuita para utilização do distanciamento social na ampliação de seu conhecimento;focados em produtos TOTVS das linhas Protheus e RM, bem como do produto TOTVS Moda (solução para toda a cadeia de produção têxtil). Ao todo, serão 32 turmas, com 50 vagas para cada uma.

www.totvs.com

VIVO

»   Diversos canais liberados, bônus de Internet no celular por dois meses para os clientes ativos de planos pós-pagos e controle e nas ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.

www.vivo.com.br

INICIATIVAS DO SETOR DE TECNOLOGIA FOCADAS NA REVERSÃO DA CRISE DO CORONAVIRUS POR MEIO DA GERAÇÃO DE RESULTADOS SOCIAIS POSITIVOS

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde – OMS declarou como pandemia o surto de Covid-19, enfermidade causada por um novo coronavírus, que provoca graves infecções respiratórias e que alastrou-se rapidamente. As lições colhidas no combate da pandemia indicam ser o isolamento social a medida mais efetiva de combate ao contágio. O início do contágio comunitário no Brasil e o consequente crescimento dos casos confirmados da doença, levou as esferas de governo, no âmbito dos entes federados, a adotar o confinamento dos brasileiros em suas residências, a exemplo de outros países afetados. Tais medidas, drásticas, porém necessárias, impactam de forma dramática tanto a população, como a economia e o funcionamento das empresas.

Em linha com sua missão estatutária a Brasscom vem a público propor políticas públicas emergenciais para mitigar riscos ao setor de TIC oferecer contribuições, visando à superação do importante desafio social e econômico imposto pela Covid-19.

X