LinkedIn

Lógica de programação para iniciantes: Dicas para quem quer começar a programar

No dia 18/06, convidamos o Diogo Alves, criador do Galinha Programadora e do Programadores Brasil (https://programadoresbrasil.com.br/), para participar da live no Instagram do TechMe (@techmebr), projeto idealizado pela Brasscom com o intuito de atrair jovens para trabalhar no setor de tecnologia.

Além de contar sobre o início da carreira de programador e a sua experiência como DEVOPS, o Diogo esclareceu dúvidas, disponibilizou uma aula sobre Lógica da Programação no canal do TechMe no Youtube (youtube.com/techmebrasscom) e ainda deixou dicas para quem quer começar a programar. Confira agora:

Lógica de programação para iniciantes

1.- Pense em resolver

Para estudar programação você deve gostar de resolver problemas. Uma boa técnica é dividir o grande problema em pequenas partes para que fique mais fácil perceber quais são as necessidades e chegar a uma solução. Para isso, você pode usar pseudocódigos em um programa ou em um artigo simples.

2- Prática:

O ponto mais importante para quem quer começar a programar é: prática. Um algoritmo nada mais é do que um conjunto ordenado e finito de operações que realizamos com o único objetivo de encontrar uma solução para um problema.

Portanto, tente praticar problemas simples para obter uma lógica melhor. Busque por conteúdos/curso lógica de programação para principiantes.

3.- Aprenda sobre estruturas de dados e algoritmos:

Aprender sobre estruturas fornecerá um plano melhor para focar seus problemas e ter um software eficiente. Para exercitar, jogos como xadrez e procurar resolver problemas de matemática e raciocínio lógico são ótimas opções de estudo.

4.- Aprenda paradigmas de programação

Um ponto muito bom é aprender paradigmas programação.

Um paradigma de programação é como um plano a seguir para criar nossos projetos. Você pode aprender a Programação Funcional para ver como desenvolver programas e resolver problemas de uma maneira diferente. Provavelmente, um dos mais programados é o Paradigma Orientado a Objetos (OOP).

5.- Veja o código de outras pessoas

Na programação, temos muitas maneiras de resolver problemas. Talvez outra pessoa tenha resolvido o problema que você tem de uma maneira ótima e simples.

Observar como outras pessoas criam soluções para resolver problemas é essencial para avançar como programador.

O setor de tecnologia no Brasil é um dos mais promissores para quem está iniciando a carreira ou deseja mudar de área. Para saber mais sobre o setor de TIC e suas oportunidades, acompanhe as redes sociais do TechMe e da Brasscom.



X