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Posicionamento Brasscom: Políticas Públicas para um Brasil Digital

Dados do IDC mostram que em 2014 o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, incluindo atividades de Business Process Outsourcing e a produção In House, em conjunto com o setor de Telecomunicações movimentou no Brasil cerca de R$ 498 bilhões. Este número representa 9% do PIB do País. O mercado de TIC de brasileiro é o 7o maior do mundo, com produção da ordem de R$ 144 bilhões, 9,4% de crescimento e 1,5 milhão de trabalhadores. Os profissionais que trabalham de TI e TIC estão entre os de maior nível de escolaridade e o salário médio no setor é cerca de 2,2 vezes maior do que a média nacional.

O setor se apresenta como uma das molas mestras da economia brasileira, tanto pelo seu desempenho, quanto pelo papel transversal como propulsor de eficiência e produtividade para empresas e para os serviços ao cidadão, bem como viabilizador da integração nacional com base na comunicação, cada vez mais veloz, colaboração e difusão de informação. O Brasil tem vocações já mercadologicamente comprovadas em TI e TIC que balizam prognósticos favoráveis de desenvolvimento. Todavia, devido a velocidade com que novas tecnologias e modelos de negócio são introduzidos, em função do contínuo processo de inovação que é a marca do setor, é necessário desenvolver e executar políticas públicas que removam gargalos e fatores inibidores indesejados e fomentem o crescimento sustentável.

 

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