LinkedIn

Propostas Emergenciais do Setor de TIC no Enfrentamento da Covid-19

O PRESENTE DOCUMENTO VEM PROPOR POLÍTICAS PÚBLICAS EMERGENCIAIS PARA MITIGAR RISCOS AO SETOR DE TIC OFERECENDO IMPORTANTE DESAFIO SOCIAL E ECONÔMICO IMPOSTO PELA COVID-19.

São Paulo, 25 de março de 2020 – Após a declaração da Organização Mundial da Saúde – OMS como pandemia o surto de Covid-19, as lições colhidas no combate da pandemia indicam ser o isolamento social. O início do contágio comunitário no Brasil e o consequente crescimento dos casos confirmados da doença, levou as esferas de governo, no âmbito dos entes federados, a adotar o confinamento dos brasileiros em suas residências, a exemplo de outros países afetados. Tais medidas, drásticas, porém necessárias, impactam de forma dramática tanto a população, como a economia e o funcionamento das empresas.

A Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, apoia esta medida e ontem tornou público documento com propostas de políticas públicas para mitigar riscos ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Além das propostas, o documento também apresenta iniciativas de empresas associadas visando resultados sociais e econômicos.
O documento sobre a propositura de Políticas Públicas Setoriais Emergenciais consolidado e validado pelo Conselho Administrativo da Brasscom, contém oito eixos: (i) Coordenação da Gestão da Crise; (ii) Manutenção do emprego e continuidade do crescimento; (iii) Robustecimento da Liquidez e da Solvência; (iv) Agilidade e Flexibilidade nas Relações Laborais e (v) Sustentabilidade das Infraestruturas Essenciais de TIC.

Com o avanço dos impactos causados pela Covid-19 ao redor do mundo, as empresas associadas à Brasscom, bem como, outras empresas do setor de TIC, têm construído esforços voltados à superação deste desafio e apresentaram iniciativas visando resultados sociais e econômicos, tais como: Sustentabilidade e Expansão de Serviços Essenciais, Implantação massiva de teletrabalho, Disponibilização de Plataformas de Audioconferência e Videoconferência, Big Data voltado à Covid-19, Disponibilização de conteúdos de capacitação, instrução e lazer, Acompanhamento da pandemia e Softwares e Apps.

Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da Brasscom, se coloca à disposição da imprensa para explicar o documento e posicionar o setor de TIC acerca das políticas públicas emergenciais.

 

Sobre a Brasscom
A Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, representa 80 empresas de tecnologia e reúne 31 instituições que proveem insumos enriquecedores ao setor de TIC. A Brasscom exerce papel de articulação entre os setores público e privado, propondo e participando da construção de políticas públicas que consolidem o Brasil como um país digital, conectado e inovador. Além disso, a entidade tem como missão trabalhar em prol do desenvolvimento do setor, disseminando seu alcance, potencializando seus efeitos sobre a economia e o bem-estar social na Era Digital e atua na conscientização da importância da transformação digital e inovação, na busca pela inclusão de computação no ensino médio e na valorização das diversidades.

Contato para Imprensa:
Alana Araújo
alana.araujo@brasscom.org.br
(11) 9 6578-3281

Documentos

A Propositura de Políticas Públicas Setoriais Emergenciais

Guia de Práticas Laborais para a Crise da COVID-19

Reuniões

Com o propósito de apresentar o documento “Propostas de Políticas Públicas Emergenciais do Setor de TIC no Enfrentamento da Covid-19” , a Brasscom se reuniu via videoconferência com vários interlocutores do Executivo:

  • Dia 20/03/2020:
    • Rede Conectada MCTIC: O Ministério da Ciência e Tecnologia editou a Portaria 1153/2020 instituindo o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos do coronavírus REDE CONECTADA MCTIC. A Brasscom foi convidada, como representante do setor de TIC , e participa diariamente das reuniões. Link da reunião.
  • Dia 25/03/2020:
    • José Ricardo da Veiga, Especial de Modernização do Estado e Nizar Ratib Midrei, Sec. de Soluções de Modernização e Resultados. Ambos da Presidência da República
    • Paulo Alvim, Sec. de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC
  • Dia 26/03/2020:
    • Carlos da Costa, Sec. Especial Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (ME)
    • Bruno Bianco, Especial de Previdência e Trabalho, SEPRT e Bruno Dalcolmo, Sec. de Trabalho, STRAB/SEPRT. Ambos do ME
    • Luis Felipe Salin Monteiro, Secretário de Governo Digital do ME
  • Dia 30/03:
    • Júlio Semeghini, Sec. Executivo do MCTIC

INICIATIVAS DO SETOR DE TECNOLOGIA FOCADAS NA REVERSÃO DA CRISE DO CORONAVIRUS POR MEIO DA GERAÇÃO DE RESULTADOS SOCIAIS POSITIVOS

Com o avanço dos impactos causados pela Covid-19 ao redor do mundo, as empresas associadas à Brasscom, bem como, outras empresas do setor de TIC, têm construído esforços voltados à superação deste desafio e apresentaram iniciativas visando resultados sociais e econômicos, tais como: Sustentabilidade e Expansão de Serviços Essenciais, Implantação massiva de teletrabalho, Disponibilização de Plataformas de Audioconferência e Videoconferência, Big Data voltado à Covid-19, Disponibilização de conteúdos de capacitação, instrução e lazer, Acompanhamento da pandemia e Softwares e Apps.

Amazon

A empresa está fornecendo livros de graça na versão Kindle. Qualquer pessoa pode baixá-lo para ler no dispositivo que quiser. Livros sobre sociologia, educação, psicologia, política entre outros.

www.amazon.com.br

Claro

Canais liberados de TV por assinatura e Rede Wifi pública, para clientes ou não. Basta assistir aos vídeos informativos do Ministério da Saúde/SUS sobre Coronavírus.

www.claro.com.br

IBM

»   IBM DigitalEdu: Uma plataforma gratuita online que contém uma série de vídeos curtos feitos com especialistas da IBM em diferentes tecnologias, distribuídos em duas temporadas. Na primeira, o programa apresenta de forma fácil o conceito de áreas como Inteligência Artificial, Cloud, Data Science entre outros, além de especialistas falando sobre essas profissões. Na segunda o aluno é capaz de seguir vídeos e aprender por exemplo como construir o seu próprio assistente virtual. Confira a plataforma neste link.

» IBM Academic initiative: Portal gratuito para instituições acadêmicas. Com o foco em professores e alunos de instituições de ensino superior, o programa disponibiliza uma infinidade de recursos com alto valor no mercado de forma gratuita. De Cloud, Inteligência Artificial até CPLEX e SPSS, um software que oferece análise estatística avançada e material instrucional de como conseguir certificados reconhecidos pela IBM. Acesso para o ambiente online neste link.

www.ibm.com/br-pt

SAP

»   A SAP está liberado para todas as empresas, incluindo as que não são clientes, o acesso à Ariba Discovery, a maior rede de negócios do mundo, com 4 milhões de fornecedores em mais de 190 países. As empresas também podem acessar gratuitamente por seis meses o nível premium da ferramenta de monitoramento de viagens TripIt, que é parte de SAP Concur. Por meio dela, o usuário que ainda precisar viajar é alertado em tempo real sobre mudanças e cancelamentos. A solução Remote Work Pulse da Qualtrics também está aberta para apoiar o trabalho remoto, tão necessário em todo o mundo neste momento.

»   SAP Ariba Discovery aberta para compradores e fornecedores – nos próximos 90 dias, a SAP vai disponibilizar acesso ao SAP Ariba Discovery para que qualquer comprador possa divulgar suas demandas imediatas, e fornecedores possam atendê-las – sem taxas para postar nem para responder. O acesso ao SAP Ariba Discovery ajudará compradores e fornecedores a se conectar de maneira rápida e eficaz e minimizar as paralisações causadas por atrasos na remessa, problemas com capacidade de atendimento e aumento de demanda dos consumidores em tempos de crise. A SAP Ariba opera a maior rede de negócios do mundo, representando mais de 4 milhões de fornecedores em mais de 190 países e somando US$ 3,21 trilhões em transações comerciais. O objetivo é de ajudar a estabelecer conexões para manutenção da cadeia de suprimentos e assim não prejudicar o consumidor comum.

»   SAP Concur abre acesso ao sistema TripIt – a solução processa todos os dias centenas de milhares de itinerários de viagem para pessoas em todo o mundo, monitora voos e gera alertas sobre quaisquer alterações ou atrasos. Em resposta às crescentes mudanças de horário e cancelamentos decorrentes do Covid-19, a SAP disponibiliza acesso a uma solução que ajuda aqueles que precisam viajar. Entre 13 e 31 de março, qualquer pessoa poderá se inscrever no TripIt (e fazer o download do aplicativo, se for um usuário novo) e receber o TripIt Pro por seis meses. Os atuais usuários do TripIt também receberão o TripIt Pro, nosso serviço premium, de forma gratuita pelo mesmo período. Ao fazer isso, esperamos tornar as coisas um pouco mais fáceis e seguras para quem precisa sair de casa e deixar suas famílias.

»   Gerenciamento do trabalho remoto com Remote Work Pulse SAP Qualtrics – ferramenta que ajuda a determinar qual o nível de preparação da empresa e colaboradores, e mede em tempo real como está evoluindo o trabalho. Gratuito para qualquer organização por pelo menos três meses, é uma solução projetada para ajudar as empresas a avaliar sua prontidão para interrupções no trabalho comum (como remoto em larga escala), identificar e corrigir lacunas e realizar verificações diárias de pulso em seus funcionários, para que possam agir em tempo real para atender às necessidades de seus funcionários – até o nível da função, departamento, equipe ou indivíduo.

www.sap.com/brazil

VIVO

»   Diversos canais liberados, bônus de Internet no celular por dois meses para os clientes ativos de planos pós-pagos e controle e nas ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.

www.vivo.com.br

Cisco

Doação de licenças de Webex para milhares de clientes e serviços públicos, especialmente na área de educação e saúde, e abertura de turmas no Net Academy para estimular o uso de ferramentas de colaboração online. Além disso, a empresa mobilizou força-tarefa para incrementar infraestrutura de rede e evitar impacto ou colapso da internet, diante das expectativas de picos de 2x do tráfego normal.

www.cisco.com

Facebook

»   Informações precisas (ex: Centro de Informações no Facebook, apoio à checagem de fatos, pessoas conectadas a informações confiáveis);

»   Apoio a organizações de saúde, a exemplo do API da OMS no WhatsApp, US$25 milhões para os esforços contra o COVID-19, créditos para campanhas; dados e ferramentas);

»   Apoio a governos, comunidades e negócios: US$100 milhões para pequenos negócios, hubs de apoio a comunidades e pequenos negócios, Workplace Advanced gratuito para organizações de emergência. E muito mais – saiba aqui.

www.facebook.com

Microsoft

»   Acesso gratuito ao Microsoft Teams – Microsoft Teams já é parte do Office 365 e as organizações que possuem licenças aplicáveis para o Office 365 já tem acesso ao mesmo. Neste momento de atenção ao COVID-19, a Microsoft preocupou-se em fazer o Teams acessível a todos, facilitando o trabalho em equipe, conferências e outras atividades. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) repercutiu a doação de 200 mil licenças da plataforma de para as equipes do Executivo federal. Para mais informações acesse este link e este link.

»  Ferramentas de monitoramento da disseminação do vírus

»  Bing: no site de busca da Microsoft existe um painel de acompanhamento da disseminação do vírus no mundo.

»  Azure maps COVID-19: projeto open-source destinado às agências de saúde, permitindo a criação de painéis de acompanhamento georreferenciados:

»  Código fonte do projeto: https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19

» Exemplo de utilização do código do projeto realizado em colaboração com John Hopkins Corona Virus Resource Center: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

»  Ferramentas de informação, conscientização e preparação – Healthcare Bot Template (HSE) for COVID-19: template de chatbot para triagem inicial de pacientes, interação com a comunidade e informações sobre o vírus e a epidemia. Pode ser utilizado em conjunto com centrais de atendimento. Exemplo de uso no HSE da Irlanda (o chatbot é acionado pelo botão COVID-19 Info Finder no canto inferior direito da página).

»  Framework para gestão de crise – A área de serviços da Microsoft desenvolveu na Europa um framework completo para gestão de crise abrangendo: a transformação das operações do serviço público, a garantia do bem-estar dos cidadãos e das comunidades, a garantia de acesso à benefícios financeiros e sociais para os cidadãos e as empresas, a manutenção da infraestrutura crítica e continuidade da cadeia de fornecimento, a mitigação da pandemia, a maximização da eficiência da gestão da crise e a otimização da agilidade do cumprimento da lei para garantir a segurança dos cidadãos.

»   Controle de quarentena – Aplicativo móvel para ajudar o controle de pessoas em quarentena utilizando geolocalização do celular.

www.microsoft.com/pt-br

Stefanini

»   Grupo Stefanini disponibiliza gratuitamente ao mercado ferramenta que auxilia no serviço de home office

Para contribuir neste cenário desafiador imposto pelo COVID-19, a Stefanini, multinacional brasileira referência em soluções digitais, passa a disponibilizar para o mercado, de forma gratuita e por um período de 60 dias, o Ponto Certificado, serviço que substitui o uso do relógio de ponto físico por um sistema totalmente digital e certificado pelo ICP-Brasil. A ferramenta tem ampla aceitação jurídica e está disponível para download gratuitamente nos sistemas Android, IOS e Windows. Acesse aqui.

»   Stefanini utiliza Inteligência Artificial para orientar colaboradores sobre a prevenção ao coronavírus

Na Stefanini sua plataforma de Inteligência Artificial Sophie está sendo utilizada para informar os colaboradores sobre o COVID-19, principais sintomas, como as pessoas devem se prevenir e como a companhia está atuando neste momento de cautela. A plataforma de inteligência cognitiva foi treinada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Stefanini para responder via chat, pelo canal Stefanini Atende, às principais dúvidas sobre o tema no Brasil.

www.stefanini.com.br

X