A pandemia trouxe uma dependência maior da conectividade, dando um empurrão no desenvolvimento da infraestrutura digital.
Ao longo dos últimos anos, as empresas vêm enfrentando uma necessidade de digitalização dos negócios a fim de se manterem ativas e atualizadas no mercado, como afirma Edmilson Silva, consultor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Foi possível perceber essa necessidade ainda maior no início de 2020, diante da crise da Covid-19 e do isolamento social, por ficar claro que muitas das empresas ainda estavam atrasadas em questões tecnológicas”.
Segundo a agência Reuters, um levantamento feito pelas consultorias europeias IJGlobal e M&E Global em agosto de 2020, apontou que 63% de altos executivos de grandes bancos e outras instituições financeiras, além de desenvolvedores e empresas de engenharia, creditam à pandemia, e com ela a dependência cada vez maior de conectividade das pessoas, o fato de a infraestrutura digital estar levando um significativo empurrão para se estabelecer.
“Toda essa movimentação nesse ano de 2020 criou um holofote direcionado para a área de tecnologia da informação, evidenciando que as empresas precisam investir ainda mais nessa área para não somente se posicionarem à frente no mercado, como também para estarem preparadas para possíveis crises”, diz o consultor.
Em paralelo a esse aumento de investimentos na área de TI, Edmilson vislumbra um crescimento também na demanda de mão de obra, gerando um alerta para que os profissionais da área se preparem e se atualizem cada vez mais, para que possam aproveitar as oportunidades que o mercado já abriu e as que ainda estão por vir. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), com dados de março de 2020, o Brasil tem um déficit anual de 24 mil formandos na área de TI, pois tem necessidade de 70 mil destes profissionais e forma apenas 46 mil por ano.
“Diante de todo esse cenário criado pela pandemia, é possível perceber que a necessidade, utilização e evolução da tecnologia da informação ficaram em evidência e tem se mostrado de grande valor para a recuperação pós-pandemia que tanto se espera em todo o mundo”, finaliza o consultor.
Fonte: Terra/São Paulo
https://www.terra.com.br/noticias/dino/desenvolvimento-da-ti-e-uma-das-solucoes-para-superar-crise-gerada-pelo-coronavirus,c198126c0a55d0ea8916b0079168fc6apnekgme7.html