De acordo com relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor abriu 43 mil vagas em 2018. A previsão de investimentos na área é de mais de R$ 345,5 bilhões até 2022. Entre os segmentos que prometem fazer sucesso num futuro recente e que necessita de mão de obra qualificada está o de serviços. Acredita-se que 36,8% das oportunidades serão nesta área. Muito se fala da importância da experiência do cliente e do usuário para o sucesso e crescimento de um negócio e isto está intimamente ligado ao setor de serviços, área na qual a Faculdade Energia oferece um novo curso de pós-graduação. Segundo a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), há pelo menos 700 vagas disponíveis atualmente em Santa Catarina.
As startups e as empresas que vivenciam a transformação digital costumam ter o foco voltado para o serviço e a experiência do cliente e que certamente este é um fatores que está atrelado ao crescimento exponencial do setor. A transformação digital atende as necessidades das pessoas, otimiza recursos e promove melhorias, sejam elas em produtos, serviços, processos ou no próprio sistema de informações de uma empresa.
Com tantas oportunidades de trabalho e necessidade exponencial de mão de obra qualificada, as instituições de ensino precisam se adequar e formar profissionais alinhados com a expectativa e as necessidades das empresas. No design de serviços, por exemplo, é fundamental que o aluno se forme habilitado para atuar na avaliação, criação e implementação de melhorias no setor de serviços, por meio de abordagens inovadoras com foco na experiência dos clientes.