Todos os anos, o mês de Outubro é marcado como o mês de prevenção ao câncer de mama. A campanha, intitulada Outubro Rosa, promove ações de conscientização para mulheres de todas as idades quanto aos perigos do câncer de mama que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), tem estimativa de quase 58 mil novos casos para 2016.
Por essa razão, é necessário tomar medidas para sua prevenção. Uma delas é o autoexame das mamas, que deve ser realizado uma vez a cada mês na semana seguinte após a menstruação e, para as mulheres que não menstruam, em um dia específico determinado pela mulher. A atenção às mamas auxilia a mulher a se conhecer melhor e, em caso de dúvidas, procurar um mastologista.
Hoje em dia, com o advento da tecnologia, vários aplicativos podem ajudar a mulher nesse processo. A Brasscom reuniu alguns, veja:

  • Autoexame – iOS e Android – Gratuito – Produzido em parceria com a Altenburg e o IBCC — Instituto Brasileiro de Controle do Câncer —, o Lembrete Autoexame ajuda as mulheres a manter em dia os cuidados com a saúde.
  • Autoexame das mamas – iOS e Android – Gratuito para sistema Android, US$ 0.99 para iOS – Desenvolvido por médicos especializados, o aplicativo apresenta um guia detalhado da técnica de autoexame de mama com uma série de imagens interativas que permitirão que você conduza um exame rápido e eficaz, assim como uma explicação sobre os sinais de alerta para que você consulte um médico.
  • Laço Rosa Neo Mama – Android – Gratuito – O aplicativo ensina a fazer o autoexame e a usuária ainda pode interagir, tirando uma foto sua, escolhendo um sentimento positivo, adicionando a marca do Outubro Rosa na foto e compartilhando com os amigos.

Brasscom

Insira seu nome e e-mail para visualização dos downloads