O prefeito Rui Palmeira recebeu, na tarde desta quinta-feira (07), representantes da Indra, multinacional de tecnologia e consultoria líder na Espanha e América Latina. Eles apresentaram soluções para Maceió dentro do conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities).

Prefeito Rui Palmeira recebe representantes da Indra. Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

Em novembro de 2017, Palmeira participou do maior evento sobre cidades inteligentes do planeta, o Smart City Expo World Congress, que aconteceu em Barcelona, na Espanha. “Para nós, esse encontro é muito importante e mostra o reconhecimento que a empresa tem pela cidade de Maceió. A Indra tem serviços de tecnologia em grandes cidades do mundo e é uma satisfação recebê-los, na certeza que a capital pode avançar muito em termos das chamadas cidades inteligentes”, disse o prefeito.

Na Espanha, o evento reuniu gestores públicos de mais de 600 cidades de todo o mundo, 591 expositores de 126 países, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações, para impulsionar cidades inteligentes e capacitar seus cidadãos.

O secretario de Economia, Fellipe Mamede, destacou que a Prefeitura vem se empenhando para colocar Maceió na rota das cidades inteligentes. “Esse é um assunto muito pertinente para Maceió, e que tem exigido de nós uma atenção especial, ao ponto de termos constituído um grupo de trabalho multissetorial, com diversas pastas envolvidas, para que possamos colocar, de fato, Maceió no roteiro das cidades inteligente no mundo. Vimos uma apresentação da empresa Indra, que já é parceira da Prefeitura, e que demonstrou ser bastante séria e qualificada tecnicamente e que desenvolve um trabalho de sucesso no tema das smart cities”, detalhou.

Com mais de 15 anos trabalhando com o setor de Cidades Inteligentes, segundo os representantes da Indra, o objetivo da empresa é colocar à disposição dos cidadãos os benefícios que a tecnologia pode trazer nos dias atuais. “Na Indra trabalhamos soluções da inteligência voltada ao turismo, serviços urbanos, como iluminação, questão dos resíduos, mobilidade inteligente, segurança, e também dispomos de uma peça muito diferenciada que é uma plataforma de questões urbanas inteligentes com capacidade para analisar todas as informações relativas às cidades”, disse o diretor-global da Indra, Alberto Bernal García.

De acordo com o diretor-executivo da Indra Brasil, Antonio Leite, a empresa já observava a gestão atual de Maceió há algum tempo. “Vimos que ela tem uma visão de futuro muito importante. No ano passando, recebemos a visita de representantes da Prefeitura num evento nosso, em Barcelona, e despertou nosso interesse de vir à Maceió e apresentar nossa tecnologia com uma proposta de modernização da cidade e melhoria da vida dos cidadãos”, disse.

A Indra oferece soluções e serviços tecnológicos para os setores de Transporte e Tráfego, Energia e Indústria, Administração Pública e Saúde, Serviços Financeiros, Segurança e Defesa e Telecom e Media. “Temos bastante tempo de atuação no Brasil. Estamos presentes nas capitais de 19 estados, inclusive Maceió, onde temos alguns contratos, com cerca de 50 pessoas e potencial de chegar a 150, nesse primeiro momento”, ressaltou Leite.

Flávia Farias/Secom Maceió

bg azul