Segundo a Catho, de janeiro a junho de 2015, observamos um crescimento de 44,2% no número de vagas no setor de tecnologia. Só em junho, foram abertas 10.105 vagas, 3.640 a mais do que junho de 2014. “As empresas precisam reduzir custo, melhorar processo, gerar novas oportunidades de negócios e tecnologia hoje resolve isso”, afirma Daniel Rodrigues Costa, presidente da empresa.
Para a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), até 2020 o setor precisará de 750 mil novos trabalhadores qualificados, o que significa que até mesmo os jovens que ainda não se decidiram por nenhuma formação podem encontrar vagas na área de TI, disputando as vagas que não exigem muitas qualificações. Para os dispostos a estudar, muitos cargos promissores prometem ser abertos ao longo dos próximos cinco anos. Atualmente, a cidade de São Paulo lidera a lista das que mais empregam, com 32% das oportunidades anunciadas, Rio de Janeiro com 9,97%, seguido de Porto Alegre (9,77%), Curitiba (4,78%) e Belo Horizonte (3,66%).
Sem dúvidas, uma das maiores demandas das grandes corporações hoje em dia é ter cada vez menos caixas e pastas. Tudo tem que estar nos computadores, é mais barato e rápido de encontrar os arquivos, velhas finanças, casos e outros tantos recursos essenciais para o funcionamento. Para alcançar esta economia de espaço, de tempo e de dinheiro muitas destas empresas estão tentando derrubar uma barreira entre elas e toda essa modernidade. É por essa razão que os profissionais da área de TI estão ganhando tanto espaço no mercado de trabalho.
Para Daniel Rodrigues Costa, presidente da Catho, “As empresas precisam reduzir custos, melhorar processos, gerar novas oportunidades de negócios e a tecnologia hoje resolve isso”. E com esse bom panorama do aumento de vagas na área, o mercado de TI brasileiro pode ficar bem acima do PIB nacional e deve terminar 2015 como o sexto setor com mais investimentos (algo estimado em torno de 10%) o que pode trazer um fôlego tanto para a economia nacional, quanto para as próprias empresas.
O Programa Brasil Mais TI, do Governo Federal, é uma das muitas oportunidades para quem se interessa pela área. São 30 cursos gratuitos de educação à distância, todos voltados para tecnologia da informação. Os interessados em participar dos mesmos podem conferir a lista de cursos disponíveis no site do programa e se inscrever também. Uma das coisas mais interessantes neste projeto é o simulador de vida nele presente, onde a pessoa coloca as pretensões de salário e padrão de vida e descobre quais as ocupações dentro do TI pode escolher para atingir essa metas.
Vale lembrar que para trabalhar com TI, não é preciso ter uma formação especifica, ainda que ela ajude. A maioria das empresas afirma que um bom profissional é aquele que sempre busca por mais conhecimento e tem algumas habilidades necessárias a área: ser curioso, gostar de lógica e processos, ter organização e investir em desenvolvimento e suporte.
Em 2015, dentro do mercado de tecnologia, as áreas mais procuradas são desenvolvimento de sistema (análise e programação), infraestrutura (suporte e funcionamento das redes e dispositivos) e comercial em TI (vendas e marketing).
Tudo Celular