TESTE2 Ação iTec reúne empresas, ICTs e agências do governo em apresentações de desafios e oportunidades tecnológicas durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação - Brasscom

O Programa iTec, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com execução da Anpei em prol do desenvolvimento da inovação aberta com transferência de tecnologia entre empresas de todos portes, instituições de pesquisa e agências do governo, realizará a Ação iTec nos dias 31 de outubro e 1° de novembro no Palco Ouro Preto Valley da Estação Experiência, durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação, no ExpoMinas, em Belo Horizonte – MG.

31 de outubro

A iniciativa tem início às 14h do dia 31 de outubro com a palestra “Inovação Aberta: oportunidades e desafios do ecossistema brasileiro de inovação”, com a participação de Jorge Mário Campagnolo, Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, e Luiz Mello, vice-presidente da Anpei.

Logo em seguida, o painel “Oferta e demanda tecnológica: aprendizados e evolução” reunirá palestrantes da Techmall e Vale para apresentar suas experiências com inovação aberta

O Comitê de Negociação e Relacionamento Institucional (CORI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apresentará seus programas de parcerias estratégicas, assim como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá falar sobre recursos para parcerias e novas tecnologias.

A Saint Gobain do Brasil irá apresentar alguns de seus desafios tecnológicos em inovação aberta. E as oportunidades ficarão por conta da Embrapa, que falará sobre inovação aberta no agronegócio; do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que irá expor sobre inovação aberta no IPT e o novo modelo Embrapii-Sebrae; e da Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto, que apresentará o IOT 4 Mining, centro de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI) para a indústria de mineração em Minas Gerais.

1º de novembro

No segundo dia de evento, a Ação iTec tem início com o “Workshop como estruturar sua estratégia de inovação aberta: do tema a seleção de parceiros”, ministrado pela Techmall.

Em seguida acontece o painel “Contratos Sebrae/Senai e Sebrae/Embrapii: aproximando startups de grandes empresas”, que também falará sobre a parceria da Embrapa Agorenergia com a Embrapii.

Nesse dia também acontecerão palestras de facilitadores. Às 11h será debatido o “Uso de informações tecnológicas na identificação de oportunidades e áreas a desenvolver iniciativas de inovação aberta”, ministrada pela Clarivate. E às 14h, o BNDES falará sobre soluções tecnológicas.

No fim do dia, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) apresentará sua demanda tecnológica no setor automotivo e o Sebrae irá expor uma oferta tecnológica para a mesma área.

Programa iTEc

O Programa iTec conta com um Comitê Técnico composto pelas seguintes organizações: MCTIC, Anpei, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), BNDES e Finep. São parceiros da iniciativa: Unesco Brasil, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Embrapa, Embrapii, INPI e CNPq.

Visite o site da Plataforma iTec: www.plataformaitec.com.br, conheça os desafios postados, proponha soluções tecnológicas a eles e utilize a ferramenta de inovação aberta para fomentar a inovação na sua empresa ou instituição.

Dinâmica da 16ª Conferência Anpei de Inovação

Com o tema central “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”, a Conferência Anpei 2017 irá discutir novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos.

Nos dias 31/10 e 01/11, palestras, workshops e vivências ocorrerão simultaneamente nas estações e salas.

  • Estação conhecimento: Apresentações simultâneas em três palcos diferentes. O público estará equipado com rádios receptores e fones de ouvido que sintonizarão os canais específicos de cada palco.
  • Estação Experiência: Composto por cinco palcos, sendo quatro laterais e um central, a Área Maker, que contará com workshops práticos, vivências, palestras, etc.
  • Salas: Serão utilizadas para a realização de cursos específicos, de rodadas de negócios e da Assembleia Ordinária do Associados da Anpei.

Confira a programação completa: http://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/

As inscrições estão abertas. Participe: http://www.anpei.org.br/conferencia2017/inscricoes/

No dia 30/10 serão realizadas as visitas técnicas. Importantes centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais poderão ser visitados pelos inscritos na 16ª Conferência Anpei de Inovação, como a sede do Google, o Espaço Seed, o Museu de Ciência e Técnica da UFOP, a Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto, o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, a Universidade Corporativa da Fiat e o Instituto Tecnológico Vale. Trata-se de uma ótima oportunidade de conhecer um novo ecossistema de inovação e de fazer networking com líderes empresariais de diferentes regiões do Brasil. Veja os roteiros e faça a sua inscrição:

http://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/visitas-tecnicas/

Sobre a Conferência Anpei de Inovação

Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Em sua última edição, ocorrida em agosto de 2015 em Recife – PE, o tema trabalhado foi “Inovação e competitividade globais”. O evento reuniu 1.175 participantes em três dias. Deste público, 44% vieram de empresas, 27% de instituições científicas e tecnológicas (ICTs), 9% de consultorias e 6% de agências governamentais. Os demais eram empreendedores e representantes de entidades de classe.

Parceria com a FINIT

Nesse ano, a Conferência Anpei de Inovação será realizada durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT). Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SEDECTES), a FINIT se destaca como um grande hub, reunindo importantes e consolidados eventos em um só local, tendo como público-alvo startups, grandes empresas, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia e inovação.

A missão da Anpei

A Anpei atua há mais de 30 anos com o ecossistema de inovação e possui expertise nesta nova dinâmica mundial de modelos de interação entre os principais atores, destacando-se como uma rica fonte de aprendizado, networking e articulação. Dentre suas ações, estão o estímulo a debates com a iniciativa privada, o governo e instituições científicas e tecnológicas para traçar melhores políticas e práticas para fomentar a inovação no país.

Serviço

16ª Conferência Anpei de Inovação

Data: 31 de outubro e 1º de novembro de 2017

Visita Técnica: 30 de outubro

Local: Expominas. Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG, 30510-000.

Saiba mais: www.conferenciaanpei.org.br

Atendimento à imprensa:

Leila Bonfietti Lima

leila@letraseartes.jor.br

Luciano Valente

luciano@letraseartes.jor.br

19.3291.4494 | 3291.4484

www.letraseartes.jor.br