Computerworld
Da Redação, 01/09/2019 às 14h00

Separamos uma lista com 14 cursos online gratuitos para você aprender HTML, CSS, JavaScript, Java, Ruby e Python

É notória a falta de programadores qualificados no mercado de trabalho que passa por transformações digitais. Segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), existem atualmente 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, sendo que a maioria (42,9%) está concentrada em São Paulo. A demanda anual por novos talentos projetada entre 2019 e 2024 está em 70 mil profissionais. Porém, apenas 46 mil pessoas se formam ao ano no Ensino Superior com o perfil necessário para atender essas vagas.

A boa notícia é que muitos profissionais têm encontrado oportunidades para renovar suas habilidades fazendo cursos online em casa. Há uma série de possibilidades no vasto campo da internet para aqueles que estão iniciando suas carreiras em tecnologia. Mas, afinal, por onde começar a aprender?  Na lista abaixo, selecionamos 14 opções de cursos online gratuitos para você aprender as linguagens de programação mais indicadas para iniciantes.

HTML e CSS

Embora não sejam linguagens de programação efetivamente, o conhecimento de HTML e CSS é fundamental para qualquer desenvolvedor. HTML e CSS estão presentes em qualquer página da web moderna e mesmo que um desenvolvedor crie aplicativos, é necessário saber como adicionar as aplicações criadas em um site moderno, inteligente e responsivo. Você não quer publicar seu projeto que se dedicou tanto em um site feio, não é mesmo?

HyperText Markup Language (HTML), assim como diz seu nome, é uma linguagem de marcação, usada para definir onde devem estar cada elemento de uma página web, assim como seu conteúdo em texto que também é estabelecido em HTML. Atualmente o HTML está em sua quinta versão (HTML5) que foi desenvolvida pelo coletivo World Wide Web Consortium (W3C), organização responsável pela padronização “www”.

Já o Cascade Style Sheet (CSS) é a linguagem responsável por dar cor, estilo e design aos elementos da sua aplicação ou site. Para aprender CSS é necessário que saiba HTML, pois são linguagens interligadas. Os códigos escritos em CSS devem ficar dentro da estrutura criada em HTML.

Cursos

Introdução ao HTML e CSS

Curso de CSS

Introdução a HTML e HTML 5

JAVASCRIPT

JavaScript, assim como HTML e CSS, é amplamente usado no desenvolvimento de páginas e aplicações web. No entanto, não a subestime. JavaScript é poderoso e até jogos são inteiramente desenvolvidos com a linguagem que permite que páginas e aplicações web sejam interativas, com movimento, efeitos e animações.

Criada em 1995, a tecnologia JavaScript foi originalmente desenvolvida para que navegadores pudessem executar scripts que controlam o navegador, automatizando processos. Ela se comunica com Modelo de Objeto de Documentos (DOM) que é uma rede de páginas conectadas, onde as alterações feitas no DOM se aplicam a todas as páginas de um site.

Cursos

JavaScript para iniciantes

JavaScript – curso em português

JAVA

Java é uma linguagem muito conhecida por rodar em qualquer sistema operacional, desde sistemas mobile como Android e iOS até plataformas desktop como Linux, macOS e Windows. Assim como JavaScript, Java também é uma linguagem que se comunica com DOM.

Trata-se de uma linguagem tão versátil que muitos sistemas de calculadoras, rádios de carros e celulares são fundamentalmente programados com a tecnologia, até mesmo dispositivos com Internet das Coisas (IoT) carregam Java em sua construção. Com Java você pode trabalhar com computação em nuvem, programar peças robóticas, desenvolver aplicações mobile e web até criar jogos.

Cursos

Aprenda Java

Java grátis para iniciantes – em português

Java para iniciantes

RUBY

Ruby é a linguagem que mais se assemelha a escrita em inglês, por esse motivo, é muito procurada por iniciantes pois é fácil entender os comandos construídos com a tecnologia. De acordo com a página oficial da linguagem, “Ruby é dinâmica, open source, com foco na simplicidade e na produtividade. Tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita.”

Ruby pode ser frequentemente encontrada no desenvolvimento orientado da web a bancos de dados, incluindo vários sites e serviços conhecidos. No entanto, mesmo que pareça com a língua inglesa, não é só sair escrevendo ordens que a máquina vai te obedecer, é necessário muito estudo para desenvolver aplicações poderosas, como as das startups Good Reads, Airbnb, Fiverr, Ask.fm, SoundCloud e Shopfy que carregam Ruby em sua fonte.

Cursos:

Aprenda Ruby do zero

Aprenda Ruby on rails

Ruby on rails do zero

PYTHON

Você já deve estar cansado de ouvir que dados são o novo petróleo. E para dominar o universo dos dados é necessário aprender Python.

Além de amplamente usado por cientistas de dados, Python também está presente no back-end de alguns dos principais serviços, incluindo Instagram e YouTube, além de muito utilizado em jogos. Python funciona como uma calculadora, o usuário estabelece as variáveis e a tecnologia gera os resultados. Por esse motivo, é muito usada na análise de big data.

Cursos

Aprenda Python do zero

Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1

Curso básico de Python

Fonte: Computerworld
https://computerworld.com.br/2019/09/01/as-6-melhores-linguagens-de-programacao-para-iniciantes/