TESTE2 As áreas tecnológicas mais demandadas no mercado de trabalho - Brasscom

Foi-se o tempo em que Engenharia e Medicina eram as profissões mais promissoras do mundo. Embora sejam áreas ainda bastante cobiçadas e rentáveis, é no setor de tecnologia que se concentram as melhores oportunidades de trabalho atualmente. E a tendência é seguir crescendo, especialmente, no cenário pós-pandêmico em que a mediação tecnológica tomou lugar de destaque nas relações pessoais, corporativas e comerciais.
De acordo com dados da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), há um déficit de cerca de 24 mil profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) no Brasil.
Ainda segundo a instituição, seriam necessários 70 mil profissionais por ano para atenderem à demanda atual do setor. E até 2024, a expectativa é de que a procura por profissionais capacitados seja de 420 mil.

Diante disso, não é difícil entender o porquê de, entre as 15 profissões mais promissoras apontadas pelo LinkedIn em 2020, nove sejam da área de tecnologia.

Veja lista completa:

  1. Gestor de mídias sociais
  2. Engenheiro de cibersegurança
  3. Representante de vendas
  4. Especialista em sucesso do cliente
  5. Cientista de dados
  6. Engenheiro de dados
  7. Especialista em Inteligência Artificial
  8. Programador de Java Script
  9. Investidor de Day Trade
  10. Motorista
  11. Consultor de investimentos
  12. Assistente de mídias sociais
  13. Desenvolvedor de plataforma Salesforce
  14. Recrutador especialista em Tecnologia da Informação
  15. Coach de metodologia Agile

 
De acordo com Felipe Lodur, professor de Data Science da Code Dojo, praticamente todos os setores precisam de cientistas de dados para tornar seus processos e produtos mais inteligentes.
“A inteligência é necessária para conseguir analisar grandes volumes de dados e, assim, extrair valor deles. Nesse cenário, empresas grandes montam equipes com múltiplos cientistas de dados e empresas menores procuram cientistas de dados que ajudem a resolver seus problemas. A demanda é tanta que algumas empresas adotaram o acqui-hiring (comprar outras empresas para incorporar seus cientistas de dados).”, comentou.
Com esse cenário, a capacitação é fundamental para entrar no setor em condições de competitividade. Para isso, existem diversos cursos de tecnologia disponíveis no mercado.
Há desde a faculdade de ciência da computação e sistemas de informação, até cursos de capacitação em temas específicos como react, data science, desenvolvimento web entre outros.
Áreas defasadas
A Brasscom divulgou uma lista com as áreas nas quais há maior déficit de profissionais com as capacitações necessárias, de acordo com seus associados.
Desenvolvedores de Web Mobile
São os profissionais que lideram a lista desenvolvida pela Brasscom e associados. Esta é a área responsável pelo desenvolvimento de aplicativos ou sistemas para dispositivos móveis como celulares e tablets. Para atender essa demanda, o profissional deve ter conhecimento em:

  • Linguagem Java (programação básica e avançada)
  • Desenvolvimento Android e IOS
  • Full Stack, UX, Design Thinking, Agile

Computação na nuvem
Um especialista em computação em nuvem é o responsável por analisar os indicadores, como capacidade de armazenamento, condições de segurança para a transmissão de dados do cliente e o processamento das informações.
Para essa função é necessário se familiarizar com alguma plataforma cloud, como AWS, Google Cloud, Azure e outras.

Ciência de dados e Inteligência Artificial
A ciência de dados é usada, por exemplo, em mecanismos de pesquisas na internet, reconhecimento de imagens, desenvolvimento de games e publicidade digital.
Para isso, além da Análise de Dados, utilizam-se técnicas de Inteligência Artificial, muito presente em filmes de ficção científica, que toma cada vez mais espaços na sociedade.
 
Baseado nas técnicas de I.A. e nas análises realizadas, é possível balizar as decisões dos próximos passos da empresa, ou criar soluções que tomem decisões automaticamente, como sugerir a melhor rota para ir de um lugar à outro, ou disponibilizar os melhores resultados para um usuário em sua busca no Google.
Para isso, é necessário saber:

  • Aprendizado de Máquina
  • Técnicas de Estatística
  • Computação

Segurança cibernética
É uma área que vem ganhando bastante destaque desde a criação da lei de proteção de dados. Trata-se de um conjunto de práticas necessárias para a proteção de pessoas, sistemas e dispositivos móveis.
Ou seja, é a garantia de que as informações trocadas via computadores e celulares não serão tornadas públicas ou sujeitas a ataques maldosos que possam ferir o moral ou colocar a vida de usuários em risco.
Para chegar ao mercado em condições de competitividade, o profissional de segurança cibernética precisa ter nível de conhecimento mais avançado em relação a como diferentes aplicações funcionam e quais são as boas práticas do setor.
Vale lembrar que o mercado de tecnologia da informação oferece salários bastante atrativos, podendo chegar aos R$ 45 mil dependendo da área escolhida. Conteúdo desenvolvido pela Experta media
 
Fonte: IP News
https://ipnews.com.br/as-areas-tecnologicas-mais-demandadas-no-mercado-de-trabalho/