Segundo relatório de diversidade publicado pela Associação, a representação feminina cresceu a uma taxa anual de 7,7% desde 2020.

A Brasscom tem como bandeira a promoção da diversidade e igualdade do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em busca de maior inclusão social no Brasil. Em comemoração ao Dia da Mulher, a Associação publicou o “Relatório de Diversidade de Gênero no Setor de TIC”, com dados de 2023.

Segundo o material, mesmo o número de mulheres no Brasil sendo superior ao de homens, chegando a 51,5% da população, elas ainda ocupam apenas 39% dos empregos no setor de TIC. Nos últimos 3 anos, a presença feminina cresceu 1,5 pontos percentuais acima da masculina. Entretanto, em alguns setores a representação é menor que a média de 39% de empregos ocupados por mulheres, em serviços de TI, 37,7%, e em software de 36,7%.

No setor de TIC, mulheres superam homens em qualificação para cargos de diretoria e gerência, sendo que 9,9% têm pós-graduação contra 8,2% dos homens. Em contratações de mulheres em cargos de analista e coordenação, as mulheres também superam os homens. O crescimento entre os analistas foi de 1,2% para os homens e 1,8% para as mulheres, e em funções técnicas de TI, P&D e Engenharia, o crescimento feminino foi superior ao masculino, 2,1% versus 1,3%.

Acesse o relatório completo clicando aqui.

 

Sobre a Brasscom

A Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC alinhadas com a Era Digital. A Brasscom atua para defender e promover o desenvolvimento do Macrossetor de TIC e de tecnologias digitais.

Atualmente, a Associação conta com mais de 80 empresas associadas com sede no Brasil e em vários países do mundo, com diferentes modelos de negócios.

 

Assessoria de Imprensa

Michael Rios | michael.rios@brasscom.org.br | (11) 99162-5347