Na quinta-feira, 01, o Diretor de Relações Institucionais da Brasscom, Sergio Sgobbi, participou da 5ª Reunião da Câmara IoT, que ocorreu no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília.
A reunião teve como objetivo abrir discussão sobre o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), que deve ter durabilidade de nove meses e envolver as fases de diagnóstico do potencial da tecnologia no Brasil e das competências que o país possui, até a criação efetiva do Plano de Ação 2017-2020.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social, BNDES, apresentou um estudo técnico sobre o tema, elaborado por seu Fundo de Estruturação de Projetos e será feito em parceria com a McKinsey Global Institute, com o CPqD e o Pereira Neto Macedo Advogados.
Outra ação determinada pelos integrantes da reunião é a abertura da Consulta Pública “Identificação dos tópicos de relevância para a viabilização da Internet das Coisas no Brasil”, a ser iniciada no dia 12 de dezembro deste ano, com o prazo de 30 dias. Também há planos para uma segunda Consulta Pública sobre a temática, a ser lançada no primeiro semestre de 2017. A Consulta tem como objetivos reunir insumos relevantes para os estudos de IoT, entender a visão e perspectiva do setor público e privado sobre o tema e engajar importantes atores deste ecossistema.
No dia 12 de dezembro, também, será apresentado na sede do BNDES, no Rio de Janerio, o memorando de entendimento entre o MCTIC e o banco para a realização do estudo.


Brasscom