Dados da Brasscom mostram que o Macrossetor de TIC representou 6,5% do PIB no período, com 2,05 milhões de profissionais empregados

Na última quarta-feira (3), a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais – Brasscom , apresentou o Relatório Setorial 2023 do Macrossetor de TIC — grupo formado pelo setor de TIC (empresas de tecnologia), Telecom (operadoras de telecomunicações) e TI In House (contingente de profissionais de tecnologia que atuam em empresas de outros setores). O conteúdo é produzido anualmente e foi apresentado durante Coletiva de Imprensa, em São Paulo.

Segundo a Brasscom, entre os destaques do ano, o Macrossetor movimentou R$707,7 bilhões, representando 6,5% do PIB brasileiro e crescimento de 5,9% em relação a 2022. Assim, o Brasil segue como o 10° maior em produção de TIC no mundo, representando 30% do mercado de TIC na América Latina (crescimento de 8,5%).

Vale destacar, também, que Macrossetor empregou 2,05 milhões de profissionais, equivalente a 4% dos empregos nacionais, com incremento de 29 mil novos postos de trabalho, com uma média salarial 2,1 vezes maior que a média nacional.

A Brasscom é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC e de Tecnologias Digitais.

Ela atua para defender e promover o crescimento e desenvolvimento do mercado interno e externo das empresas do setor de TIC.