TESTE2 BRASSCOM TECFÓRUM 2019 – LANÇAMENTO DADOS SETORIAIS - Brasscom

Lançamento dos dados setoriais de TIC 2018 e perspectiva de investimentos em transformação digital até 2022

Brasília, 25 de abril de 2019 – O segundo dia do Brasscom TecFórum, focou nos temas de Governo Digital, Reforma Previdenciária, Reforma Tributária, Inteligência Artificial e Agricultura Digital.

Paulo Uebel, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia explanou sobre as ações do governo focadas na desburocratização, melhoria de serviços ao cidadão e da atualização dos marcos legais para a modernização da prestação de serviços públicos na era digital. Benjamin Quadros, CEO da BRQ, comentou da importância do evento na jornada que a Sociedade, Governo e Iniciativa Privada, alinhados, criarão, O Brasil Digital, Conectado e Inovador.

Bruno Patrocínio, gerente de projetos da TOTVS Labs e TOTVS Data Science compartilhou casos práticos da sua plataforma de dados e inteligência, Carol, e como a inteligência artificial tem ajudado na educação, saúde e agronegócio.

Sergio Paulo Gallindo e Sergio Sgobbi, presidente executivo e diretor de relações institucionais da Brasscom, respectivamente, conversaram com Rogério Marinho, Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia sobre a importância desta reforma para aumento da competitividade e produtividade brasileira e como impactará o trabalhador do futuro.

Para entender o debate em torno da questão arrecadatória entre os entes federados e o que se espera com a nova distribuição tributária, Deputado Alexis Fonteyne, Deputado Luis Miranda, Presidente da Frente Parlamentar da Reforma Tributária, Eurico de Santi, Diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e Daniel Stivelberg, Gerente de Relações Institucionais da Brasscom debateram as perspectivas para a nova concepção tributária brasileira e os parâmetros utilizados para a construção normativa.

A tecnologia é a grande aliada na superação de problemas. Mais do que um conceito, a Transformação Digital tem atraído empresas a reverem seus processos, inovarem e ganharem competitividade com a ajuda da tecnologia. Rodrigo Barcia, Chief Transformation da Neoway apresentou uma demonstração ao vivo da plataforma Neoway.

O Brasil é notável pelo setor de agricultura e tem se desenvolvido muito no campo da Agricultura Digital e de Precisão.  João Gai Neto, Diretor Substituto de Inovação para Agropecuária do MAPA, Pedro Palatnik, Gerente de Relações Governamentais da Bayer e Sergio Sgobbi, Diretor de Relações Institucionais da Brasscom, debateram a atualização dos marcos legais para ampliar a conectividade no campo e o uso de dados para o desenvolvimento econômico.

Os dados setoriais de Tecnologia da Informação e Comunicação referentes a 2018 apresentados ontem pelo presidente da entidade mostram que o setor de TIC sozinho cresceu 4,2% e teve um aumento de postos de trabalho superior a 27mil em relação a 2017, fechando o ano com 845mil empregos. Considerando o agregado do setor, somando telecom e TI in house (Produção de TI nas empresas cujo objeto social não é TI), a produção setorial foi de 479,1 bilhões de reais. A previsão de investimentos em tecnologias de transformação digital até 2022 é de R$ 345,5 bi e em mobilidade e conectividade, R$ 369,8 bi. Os números do setor são bastante positivos e, segundo a Brasscom, a previsão de crescimento para 2019 será superior a 8%.

Contato para Imprensa

Contato: comunicacao@brasscom.org.br

Mariana Oliveira: (11) 98940-4359

Alana Araújo: (11) 96578-3281