O evento abordou políticas públicas importantes para o desenvolvimento tecnológico no país

Brasília, 10 de dezembro de 2024 – Na data de ontem ocorreu o painel sobre política públicas para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasscom TecFórum Pocket em Brasília.

O debate foi moderado pelo diretor de Relações institucionais e Governamentais da Brasscom, Sergio Sgobbi, e contou com a Diretora do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, Eliana Cardoso Emediato Azambuja, representando o Secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, Henrique Miguel, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Deputado Federal Vítor Lippi.

Os temas discutidos foram as Leis das TICs, que trata de investimentos de empresas em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação referentes ao setor de Tecnologias da Informação e Comunicação; o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS), que compõe parte das políticas públicas industrial e de ciência, tecnologia e inovação; e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que visa transformar o país em referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público.

“Todos os elementos da Reforma Tributária acontecerão porque a Tecnologia da Informação existe, como cashback, as notas fiscais. Mas as pequenas e médias empresas têm baixa digitalização. Estivemos provocando esse diagnóstico e acreditamos na importância de uma política de digitalização das MPEs para que se beneficiem dessa política da Reforma Tributária”, afirmou Sérgio Sgobbi, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom.

Segundo Eliana Emediato, “Há um movimento que mudou o cenário de transformação digital no Brasil com a discussão do plano de IOT e várias das ações previstas já estão em discussão e em andamento, como a questão da infraestrutura computacional, que terá instituições para sediar os computadores. Também já está em estudo a utilização da IA no poder público, que tem como base um plano de IA para resolver grandes problemas nacionais. A utilização para resolver serviços é uma questão muito importante”.

O deputado Federal, Vitor Lippi, afirmou que “Se tem uma coisa que é fundamental é tecnologia e comunicação. Sem isso não teremos futuro. Me alegra que o governo está atento à integração entre governo, universidade e empresas. Precisamos transformar conhecimento em riqueza para a nossa população.”.

Serviço:

Data: 10 de dezembro

Hora: das 08:30hs às 10:30hs

Local: B Hotel Brasília, Asa Norte

 

Sobre a Brasscom:

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais (Brasscom) é a entidade brasileira que representa os interesses das empresas do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e tecnologias digitais (TD). A entidade atua há mais de 20 anos na defesa dos interesses do setor e na promoção do desenvolvimento tecnológico e digital do Brasil.

Informações a imprensa | Máquina 

Marx Fernandes – marx.fernandes@maquinacohnwolfe.com

Deusarina Santana – deusarina.santana maquinacohnwolfe.com

Insira seu nome e e-mail para visualização dos downloads