Nos últimos anos, a área de tecnologia passou por um aquecimento constante, e mesmo com as demissões em algumas startups no mercado, a área continua crescendo. De acordo com um estudo da Brasscom, até 2025 o setor de tecnologia demandará cerca de 800 mil profissionais, e somente 53 mil pessoas se formam por ano em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Diante desse cenário, não é de se estranhar que muitas pessoas estão buscando migrar de carreira, especialmente considerando que o segmento é repleto de outras vantagens além da quantidade de vagas abertas.

Carreira: 3 dicas para quem quer migrar para a área de tecnologia

Imagem: Brasscom

Com a alta demanda por uma mão de obra qualificada, vemos as companhias se movimentando financeiramente para contratarem profissionais de excelência com ótimos pagamentos e até outros benefícios que antes não eram colocados no papel. A própria diversidade de funções permite esse novo contexto, uma vez que a transformação digital exige a rápida formação de equipes especializadas, que saibam lidar com diferentes ferramentas tecnológicas e planos de ação inovadores.

Por outro lado, também existe uma competitividade elevada entre aqueles que querem mergulhar de cabeça na área. Com isso, essas pessoas podem enfrentar desafios no meio das suas jornadas de mudança de profissão, mas que podem ser facilitadas se elas seguirem alguns passos específicos. Os três principais deles são:

  1. Escolha da área de atuação

Hoje, a área de TI é extremamente difundida. Em praticamente todas as empresas há alguma aplicabilidade relacionada à tecnologia, tendência que só deve se intensificar nos próximos anos com o surgimento de mais soluções, produtos e serviços. Por essa razão, é impossível que uma pessoa que queira mudar de carreira e chegar com rapidez ao mercado de trabalho não tenha um objetivo claro de como deseja aplicar o seu talento, seja na escolha da empresa, da função, da forma de atuação ou das condições trabalhistas visadas.

Na imagem, uma mulher negra segurando um notebook encostada em uma parede de vidro representa carreira em tecnologia para mulheres

Imagem: Christina Morillo/Pexels

Segurança cibernética, análise de dados,  UX/UI Design e desenvolvimento web são apenas alguns dos segmentos presentes no setor, cada um com as suas especificidades e demandas. Portanto, se houver um entendimento desses detalhes, o profissional saberá melhor como tirar proveito do seu perfil e elaborar um planejamento adequado para a sua rotina, que termine com uma vaga de emprego que beneficie tanto ao próprio trabalhador, como à organização contratante.

  1. Mergulhar em cursos e especializações

Com a escolha da área de atuação e uma meta bem estabelecida, o próximo passo é buscar maneiras de garantir as habilidades e os conhecimentos necessários para a função. Atualmente, com o aquecimento do mercado, não só cursos de graduação e pós-graduação são boas opções para desenvolver talentos tech, mas também outras alternativas que vêm despontando no meio educacional. É o caso dos bootcamps, que trazem jornadas mais rápidas e intensivas de aprendizado, totalmente focadas nas principais demandas do setor de tecnologia, que além das ferramentas, te ensinam a trabalhar com tecnologia.

Além disso, esses ambientes se conectam com diversas áreas do setor, facilitando a transição da sala de aula para uma oferta de trabalho em uma companhia. A comunidade entre alunos e professores é um desses elos, já que eles favorecem um ecossistema em que iniciantes no ramo e pessoas mais experientes fazem trocas produtivas. Ou mesmo as parcerias que muitas instituições firmam com empresas que precisam de especialistas em TI, otimizando a contratação desses profissionais.

  1. Estruturar um bom portfólio

Em segmentos da tecnologia como programação, design, análise de dados ou cibersegurança, ganhar experiência e habilidades práticas, geralmente, é muito mais valioso do que um estudo muito teórico. Por esse motivo, focar esforços em exemplos práticos de um trecho de código ou uma visualização de Data Analytics, em vez de um currículo tradicional, pode ajudar. Ou seja, ter um bom portfólio auxilia muito na hora da seleção pelos líderes e gestores de uma empresa.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a importância da experiência e a conexão do que aprenderam com os conhecimentos adquiridos em outras posições, Quando os especialistas “erram e aprendem num ambiente controlado”, já que a chance deles entenderem quais pontos precisam ser melhorados em uma determinada solução, ou até extraírem insights estratégicos para outra, é muito maior. Portanto, quando estamos falando de novas tecnologias, também estamos falando de aplicações reais para o dia a dia, e isso é fundamental para quem quer trabalhar com TI.

Preocupação com cibersegurança cria um dos mercados mais importantes na área da tecnologiaAlexandre Tibechrani é General Manager Americas da Ironhack, escola de tecnologia global em Desenvolvimento Web, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersegurança.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments