Empresas trabalharam juntas e equipes multidisciplinares desenvolveram a solução em apenas 90 dias. Agora, créditos são acumulados na conta do empreendedor, que pode gastá-los como desejar.
A CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital de grandes empresas com presença global, foi escolhida pela Cielo, empresa líder em serviços e soluções inovadoras para o varejo, como parceira na sua jornada de transformação digital. A CI&T apoiou a empresa na criação de uma solução para atender seus clientes não bancarizados, que precisavam de uma alternativa para receber os pagamentos das vendas de seus produtos ou serviços.
Para conhecer a jornada e as necessidades desse consumidor, Cielo e CI&T trabalharam lado a lado combinando metodologias ágeis (abordagem de planejamento interativa, que atende às demandas de forma dinâmica e flexível, e permite um grande aumento de produtividade), competências digitais e princípios Lean (filosofia focada no cliente que simplifica tarefas e elimina desperdícios, reduzindo o tempo de entrega e aumentando a efetividade da empresa), para buscar uma solução pensada e desenvolvida para o cliente.
As duas companhias aplicaram mudanças no modelo de trabalho dos times da Cielo para que fosse integrado, do início ao fim, mapeando as expectativas e necessidades de seus clientes não bancarizados para oferecer soluções e experiências eficazes quanto ao uso dos meios de pagamento.
As equipes multidisciplinares foram estruturadas em SQUADs, (unidades de trabalho multidisciplinares com mindset voltado à criação de produtos e soluções, além de eventuais aprimoramentos internos), com cerca de 15 profissionais de áreas estratégicas das duas empresas. O processo incluiu uma pesquisa em campo para ouvir e entender os pequenos empresários. Os dados contribuíram para alimentar a cadeia de valor do cliente da Cielo.
Em 90 dias, o SQUAD criou um Produto Mínimo Viável (MVP) para implantação imediata e a nova solução já estava no ar: o recebimento por meio de cartão pré-pago da Cielo para pessoas não bancarizadas.
Agora, os valores são acumulados na conta do empreendedor, que pode gastá-los como desejar – o cartão é aceito em mais de 3 milhões de estabelecimentos. Com o recebimento via cartão pré-pago, os clientes também podem consultar saldo e extrato no aplicativo e no site da Cielo, realizar saques nos mais de 21 mil terminais da rede do Banco24horas, usar os créditos em lojas virtuais e fazer transferências para qualquer titularidade por meio de TED e DOC. Vale destacar ainda que o cartão não possui anuidade, nem cobrança de mensalidade e fatura.
Com equipes mais ágeis, a Cielo não lançou apenas a solução de recebimento por meio do cartão pré-pago, mas também priorizou a implantação de melhorias contínuas do produto. Assim, a empresa completou seu portfólio de produtos e passou a atender um novo nicho de mercado.
“A formação de equipes integradas e multidisciplinares, em SQUAD, foi essencial para acelerar inovações, desburocratizar processos e eliminar gargalos. O modelo passou a ser referência e tem sido utilizado para levar a cultura lean digital para outras áreas da Cielo”, disse Luis Molan, diretor executivo da CI&T.
“Hoje no Brasil são cerca de 60 milhões de pessoas não bancarizadas. Queremos democratizar a oferta da Cielo e permitir o credenciamento de empreendedores que não tem conta em banco. É uma opção de recebimento de vendas segura e prática e que facilita a vida do cliente”, afirma Danilo Zimmermann, diretor executivo de Tecnologia e Projetos da Cielo.
Sobre a Cielo
Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo. Lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina e nos tornamos uma das dez maiores corporações brasileiras em valor de mercado. Em 2017, capturamos em nossas plataformas mais de 7,3 bilhões de transações e R$ 613,8 bilhões em volume financeiro. A nossa crença é mover o mercado, e a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,1 milhão de clientes ativos, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país. Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier. Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.
Informações para a imprensa:
Agência Ideal H+K
www.idealhks.com.br
Gabriel Cruz – gabriel.cruz@idealhks.com
(11) 4873-7962/ (12) 98700-8251
Rubens Rinaldi – rubens.rinaldi@idealhks.com
(11) 4873-7919/ (11) 99522-2616
Fernanda Triches – fernanda.triches@idealhks.com
(11) 4873-7913 / (11) 99421-3445
Sobre a CI&T
CI&T é a parceira na transformação digital das marcas mais valiosas do mundo. É pioneira na aplicação de Design e tecnologias avançadas como Machine Learning, Inteligência Artificial (AI), Analytics, Cloud e Mobility. Ao longo dos últimos 20 anos, a multinacional brasileira tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a Transformação Digital de grandes líderes do mercado por meio do Lean Digital – que torna consistente as mudanças culturais e de processos. Também reúne competências que combinam estratégias de marketing digital às de tecnologia. Possui mais de 2.500 colaboradores, incluindo estrategistas de negócios digitais, designers e engenheiros nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Japão e China. Para mais informações sobre a CI&T, acesse: www.ciandt.com.
Informações para imprensa:
Maria Rita Teixeira – (11) 5502-5466 – mariarita@giusticom.com.br
Pâmela Kometani – (11) 5502-5460 – pamela@giusticom.com.br
Claudia Lima – (19) 99779-0040 – imprensa@ciandt.com