LinkedIn

Comitê de Fomento à Inovação lança Guia Lei do Bem em parceria com MCTIC durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação

Em ação conjunta, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançam a primeira edição do Guia Lei do Bem no próximo dia 31 de outubro às 14h no Palco Seed, durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação, que acontece em 31 de outubro e 1º de novembro em Belo Horizonte – MG.

O lançamento do Guia contará com a participação de Álvaro Prata, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, da líder do GT Lei do Bem do Comitê de Fomento à Inovação da Anpei e especialista de relações institucionais e oportunidade social da Totvs, Isabela Dias, e do vice-líder do GT Lei do Bem e engenheiro da Vale, Geraldo Barbosa.

Segundo Isabela Dias, o objetivo da publicação é orientar as empresas que se beneficiam da Lei do Bem sobre regras e formas de avaliação técnica, com intenção de uniformizar conceitos e conceder maior segurança jurídica aos envolvidos. Outro propósito da iniciativa é o de aumentar a confiança e a previsibilidade no processo de utilização da Lei.

O Guia apresenta conceitos utilizados na área de PD&I, boas práticas aplicadas por empresas, exemplos e orientações para preenchimento do formulário para informações sobre as atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica nas empresas (FORMP&D).

De acordo com pesquisas realizadas pelo MCTIC e analisadas pela Anpei, nos últimos cinco anos, a Lei do Bem tornou possível a implementação de 15 novos centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, propiciando o surgimento de mais de 20 mil novos produtos ou inovações incrementais.

No entanto, apenas pouco mais de mil empresas (tendo em vista as 17 milhões de empresas ativas no país) aproveitam este incentivo, o que corresponde a 0,007% das empresas registradas.

Para os líderes do GT Lei do Bem, o dado mais alarmante é que apenas 2,5% do índice de empresas com perfil inovador se utilizam deste benefício. Ou seja, apenas uma em cada 40 companhias com potencial  utiliza o incentivo.

“Trata-se de uma iniciativa que carrega grande responsabilidade, já que também tem o objetivo de elevar o número de empresas que se utilizam deste benefício”, ressaltou Isabela.

“O Guia Lei do Bem incorpora as contextualizações legais, teóricas e práticas, e apresenta exemplos de projetos que se enquadram como atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação e que são passiveis de atendimento aos requisitos para usufruto dos benefícios previsto na Lei do Bem”, afirmou o Secretário Álvaro Prata.

“Este trabalho foi elaborado pela Anpei em parceria com o MCTIC e contou com a colaboração coletiva de representantes de empresas de diferentes portes, consultorias, agências de fomento e órgãos do governo”, finalizou Geraldo. 

Dinâmica da 16ª Conferência Anpei de Inovação

Com o tema central “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”, a Conferência Anpei 2017 irá discutir novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos.

Nos dias 31/10 e 01/11, palestras, workshops e vivências ocorrerão simultaneamente nas estações e salas. 

  • Estação conhecimento: Apresentações simultâneas em três palcos diferentes. O público estará equipado com rádios receptores e fones de ouvido que sintonizarão os canais específicos de cada palco.
  • Estação Experiência: Composto por cinco palcos, sendo quatro laterais e um central, a Área Maker, que contará com workshops práticos, vivências, palestras, etc.
  • Salas: Serão utilizadas para a realização de cursos específicos, de rodadas de negócios e da Assembleia Ordinária do Associados da Anpei.

Confira a programação completa: http://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/

As inscrições estão abertas. Participe: http://www.anpei.org.br/conferencia2017/inscricoes/

No dia 30/10 serão realizadas as visitas técnicas. Importantes centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais poderão ser visitados pelos inscritos na 16ª Conferência Anpei de Inovação, como a sede do Google, o Espaço Seed, o Museu de Ciência e Técnica da UFOP, a Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto, o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, a Universidade Corporativa da Fiat e o Instituto Tecnológico Vale. Trata-se de uma ótima oportunidade de conhecer um novo ecossistema de inovação e de fazer networking com líderes empresariais de diferentes regiões do Brasil. Veja os roteiros e faça a sua inscrição:

http://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/visitas-tecnicas/

Sobre a Conferência Anpei de Inovação

Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Em sua última edição, ocorrida em agosto de 2015 em Recife – PE, o tema trabalhado foi “Inovação e competitividade globais”. O evento reuniu 1.175 participantes em três dias. Deste público, 44% vieram de empresas, 27% de instituições científicas e tecnológicas (ICTs), 9% de consultorias e 6% de agências governamentais. Os demais eram empreendedores e representantes de entidades de classe. 

Parceria com a FINIT

Nesse ano, a Conferência Anpei de Inovação será realizada durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT). Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SEDECTES), a FINIT se destaca como um grande hub, reunindo importantes e consolidados eventos em um só local, tendo como público-alvo startups, grandes empresas, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia e inovação. 

A missão da Anpei

A Anpei atua há mais de 30 anos com o ecossistema de inovação e possui expertise nesta nova dinâmica mundial de modelos de interação entre os principais atores, destacando-se como uma rica fonte de aprendizado, networking e articulação. Dentre suas ações, estão o estímulo a debates com a iniciativa privada, o governo e instituições científicas e tecnológicas para traçar melhores políticas e práticas para fomentar a inovação no país. 

Serviço

16ª Conferência Anpei de Inovação

Data: 31 de outubro e 1º de novembro de 2017

Visita Técnica: 30 de outubro

Local: Expominas. Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG, 30510-000.

Saiba mais: www.conferenciaanpei.org.br

Atendimento à imprensa:

Leila Bonfietti Lima

leila@letraseartes.jor.br

Luciano Valente

luciano@letraseartes.jor.br

19.3291.4494 | 3291.4484

www.letraseartes.jor.br

 



X