Data Center Rio de Janeiro conquista classificação Tier III Facility

Compartilhe:

O Data Center Rio de Janeiro (DCRJ), da Dataprev, conquistou a classificação Tier III Facility. A informação foi publicada, em agosto, no site do UpTime Institute,organização internacional que atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O Data Center Rio de Janeiro (DCRJ), da Dataprev, conquistou a classificação Tier III Facility. A informação foi publicada, em agosto, no site do UpTime Institute,organização internacional que atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. O reconhecimento é um dos resultados do Plano de Ação 2017, que traz as ações indispensáveis para que a empresa consiga atingir seus objetivos estratégicos.

“Parabenizo a todos os empregados da Dataprev, em especial aos que trabalham no DCRJ, por esta importante conquista. Este relevante reconhecimento nos coloca em um patamar diferenciado perante o nosso mercado de atuação”, destacou o presidente André Leandro Magalhães.

Tanto o DCRJ como o Data Center São Paulo já tem o selo Tier III Design desde dezembro de 2016.

“Desde o início do processo de modernização dos nossos data centers, o nosso principal objetivo foi garantir a segurança do nosso maior patrimônio, que são as informações do estado brasileiro. Nada mais importante que uma certificação internacional para atestar que a Dataprev é referência em qualidade no processamento de grandes volumes de dados.  Todos os nossos clientes possuem tratamento isonômico e de alto nível, compatíveis com a nossa responsabilidade de atender cada vez melhor o cidadão”, apontou o diretor de Tecnologia e Operações, Matheus Belin.

“Esta é uma garantia que conseguimos manter nossos investimentos e os processos continuam do jeito que foram desenhados, seguindo as melhores práticas mundiais”, completou o superintendente de Operações, Helton Moreira.

A certificação Tier III Facility atesta que a instalação foi construída conforme o projeto e atende a todos os pré-requisitos para a realização de manutenções sem a necessidade de interrupção da sua operação. Segundo o coordenador de Gestão de Facilities, Eduardo Costa, representantes do Uptime Institute estiveram no DCRJ em junho para fazer testes e avaliar o projeto.

“Durante os testes são isolados quadros elétricos, equipamentos de climatização, caminhos de distribuição de energia para simular uma situação de manutenção e atestar que o data center se mantém em operação nessas situações. É possível isolá-los porque existe uma redundância de equipamentos e caminhos de distribuição”, explica Costa.

Após os testes, é gerado um memorando pelo instituto avaliando o projeto e solicitando pequenos ajustes. As recomendações foram atendidas e a Dataprev foi certificada.

A modernização do DCRJ foi concluída em 2014, quando o data center ganhou uma nova sala-cofre, de 488 m², e ampliou sua capacidade energética e de refrigeração, imprescindível para futuras expansões. A operação ininterrupta é outro ganho resultante das obras.

Próximos passos

Em setembro acontecem os testes no Data Center São Paulo (DCSP). Após a avaliação da entidade certificadora, a expectativa é que o selo Facility para este ambiente saia em até 60 dias.

Em paralelo, a Dataprev dá andamento aos processos para aquisição da certificação Operational Sustentability, a última do selo Tier III. Foram realizados dois workshops com o Uptime Institute, no RJ e em SP, com avalições prévias da parte de gestão e de documentação dos processos de manutenção. O instituto elaborou relatórios com algumas recomendações para otimizar os processos para que a Dataprev possa alcançar o nível ouro em operação. Quanto maior a maturidade nos processos de gestão e manutenção, melhor a avaliação da empresa.

Novas auditorias estão previstas para avaliar todo o processo de manutenção e a documentação. A previsão é conquistar a certificação Operational Sustentability no primeiro trimestre de 2018.

Em Brasília, o processo para obtenção do selo Design para o DCDF foi assinado e o ambiente deve conquistar a classificação ainda este ano.

Sobre a certificação

UpTime Institute criou o seu sistema de classificação Tier em meados dos anos 90, com o objetivo de avaliar os serviços de facilities de data centers, do ponto de vista de performance e disponibilidade da infraestrutura.

As classificações Tier (palavra que significa nível ou camada em inglês) são progressivas, do nível I a IV, cada uma delas incorporando os requisitos definidos para as faixas anteriores. A cada faixa, aumentam as garantias de disponibilidade dos recursos de TI e também os custos e a complexidade da operação.

Compartilhe:

Leia também

58% dos jovens veem IA como aliada para o ingresso no mercado de tecnologia, indica pesquisa 

Setor TIC acelera a inclusão e tem avanço salarial das mulheres acima do dos homens, aponta Relatório de Diversidade da Brasscom 

Evento promovido pela Brasscom em Brasília apresenta Agenda Legislativa da entidade, discute competitividade global, exportação de tecnologias e desafios regulatórios 

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Sua Participação Fortalece a Liderança da Brasscom!

Dias
Horas
Min
Seg

Assembleia em: