LinkedIn

Empresas inteligentes melhoram a vida das pessoas ao transformar o relacionamento com clientes e parceiros, diz Technology Vision 2018

Pesquisa da Accenture indica as cinco tendências em tecnologias emergentes com potencial de disrupção nos próximos três anos

São Paulo, 14 de fevereiro de 2018 – Os rápidos avanços na Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias impulsionam a criação de negócios inteligentes, permitindo que as empresas se integrem à rotina das pessoas, segundo o estudo Technology Vision 2018, da Accenture (NYSE: ACN). O relatório anual traz as principais tendências em tecnologia com potencial de revolucionar o mercado ao longo dos próximos três anos. De acordo com a pesquisa, capitalizar oportunidades de crescimento – e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo na sociedade – exige uma nova geração de líderes que priorizem a confiança e a responsabilidade.

O estudo deste ano, intitulado “Intelligent Enterprise Unleashed: Redefine Your Company Based on the Company You Keep” (em português, “A Empresa Inteligente: Reinvente Sua Companhia ao Lado de Quem Te Acompanha”), destaca a forma como os rápidos avanços tecnológicos – incluindo Inteligência Artificial, Advanced Analytics e computação em nuvem – possibilitam que as empresas criem produtos e serviços inovadores, mas também mudem a maneira como as pessoas trabalham e vivem. Esse fenômeno, por sua vez, está mudando os relacionamentos das empresas com seus clientes e parceiros de negócios.

O estudo envolveu entrevistas com mais de 6.300 executivos de negócios e de TI do mundo todo. Oitenta e quatro por cento dos entrevistados concordam que, por meio da tecnologia, as empresas estão se integrando cada vez mais ao modo de vida das pessoas.

Por exemplo, a Amazon – com sua grande presença on-line, mas também com o dispositivo Echo e a assistente inteligente Alexa – passou a fazer parte da rotina dos consumidores de tal forma que os condomínios residenciais modernos já contam com guarda-volumes exclusivos da Amazon para uso dos moradores. É comum que alguns clientes permitam o acesso físico às suas casas por meio de uma fechadura inteligente (smart lock). Dessa forma, entregadores da Amazon podem deixar as mercadorias mesmo quando não houver ninguém para recebê-las pessoalmente.

“A tecnologia é parte de nossas rotinas e está reformulando grande parte da sociedade”, afirma Paul Daugherty, CTIO da Accenture. “Da mesma forma que, no passado, as cidades se desenvolveram em torno de portos e ferrovias ou que as pessoas reconstruíram suas vidas com a chegada da eletricidade, o mundo de hoje está se reimaginando em torno da inovação digital – e, por extensão, as empresas que oferecem esses serviços. Essas mudanças exigem um novo tipo de relacionamento, com base na confiança e no compartilhamento de grandes quantidades de informações pessoais”.

O estudo mostra que essa transformação tecnológica mais recente é única. E a mudança ocorre em via de mão dupla: as pessoas não apenas usam os produtos e serviços das empresas, mas também devolvem informações e acesso. Esse nível de “inovação integrada” e de confiança exige um relacionamento mais profundo – uma parceria de verdade, baseada nos produtos e, principalmente, nos objetivos e valores de uma empresa. Essa parceria de mão dupla traz consigo novas responsabilidades – para os consumidores, parceiros de negócios e sociedade como um todo –, demandando liderança e comprometimento desde os níveis mais altos.

Organizações antenadas entendem que essas novas expectativas sociais podem ser transformadas em pontos fortes. E elas estão lançando mão de interações mais amplas para construir parcerias com clientes, funcionários, governos e o público em geral. Isso se estende para além dos setores de consumo ou varejo.

A Tesla, por exemplo, está firmando parcerias com governos a fim de desenvolver a legislação necessária para veículos autônomos. A Siemens, ao oferecer o sistema operacional MindSphere para a Internet das Coisas – que pode ser usado em dispositivos de manufatura, componentes de smart grid ou equipamentos de geração de energia –, cria novas parcerias e se torna parte dos projetos de seus parceiros de negócios.

Technology Vision 2018: Intelligent Enterprise Unleashed – Cinco tendências emergentes, segundo a Accenture

O estudo Technology Vision identifica cinco tendências emergentes em tecnologia que as empresas precisam entender para construir as parcerias necessárias para obter sucesso na economia digital de hoje:

  • IA dos Cidadãos: O Crescimento da IA para Beneficiar as Empresas e a Sociedade – À medida que as capacidades da Inteligência Artificial (IA) aumentam, cresce também seu impacto na vida das pessoas. As empresas que planejam lucrar com o potencial da IA precisam entender esse impacto, utilizando-a para agir como um representante responsável.
  • Realidade Estendida: O Fim da Distância – As tecnologias de realidade virtual e aumentada estão transformando o modo de viver e trabalhar das pessoas, encurtando distâncias e aumentando o acesso a informações e experiências.
  • Veracidade de Dados: A Importância da Confiança – À medida que as empresas se transformam para funcionar com base em dados, é necessário encarar um novo tipo de vulnerabilidade: dados imprecisos, manipulados e tendenciosos, que levam a percepções equivocadas e decisões questionáveis. Para enfrentar esse desafio, as empresas precisam seguir um caminho de forma a maximizar a veracidade e minimizar as brechas para manipulação de dados.
  • Empresa sem Atrito: Criada para Parcerias em Escala – O crescimento das empresas depende de parcerias baseadas em tecnologia, mas seus sistemas dificilmente suportam esse tipo de mudança. É importante que as empresas se reestruturem para que possam se posicionar como organizações inteligentes e conectadas.
  • A Internet do Pensamento: Criação de Sistemas Inteligentes Distribuídos – As empresas estão apostando alto em ambientes inteligentes por meio de robótica, IA e experiências imersivas, mas tornar esse tipo de cenário realidade irá exigir muito mais do que simplesmente agregar novas habilidades e capacidades da força de trabalho, incluindo a modernização da infraestrutura tecnológica atual da organização.

“As empresas estão construindo maior confiança e conseguem se integrar à sociedade por meio dessas novas parcerias com clientes, funcionários e parceiros de negócios, tornando-se mais indispensáveis e alimentando o próprio crescimento”, afirma Daugherty.

Há quase 18 anos, a Accenture analisa sistematicamente o panorama empresarial para identificar tendências emergentes em tecnologia com grande potencial de revolucionar empresas e setores. Para mais informações sobre o relatório deste ano, acesse www.accenture.com/technologyvision ou siga-nos no Twitter com #TechVision2018.

Para acessar a página do estudo em português, clique aqui.

Metodologia

O estudo Technology Vision da Accenture é realizado anualmente pelas nossas divisões Accenture Labs e Accenture Research. Para o Technology Vision de 2018, o processo de pesquisa incluiu a coleta de informações do Conselho Consultivo Externo, um grupo formado por mais de 20 pessoas com vasta experiência nos setores público e privado, empresas de capital de risco, e empreendedores. Além disso, a equipe de Technology Vision conduziu entrevistas com acadêmicos e especialistas do setor de tecnologia, bem como aproximadamente 100 líderes de negócios da Accenture. Paralelamente, a Accenture Research conduziu uma pesquisa global on-line, com mais de 6.300 executivos de negócios e de TI em 25 países e 18 setores, a fim de coletar impressões sobre a adoção de tecnologias emergentes. O estudo ajudou a identificar as principais questões e prioridades para adoção de tecnologia e investimentos na área. A maioria das entrevistas foi feita com executivos de nível médio e diretores, incluindo alguns líderes funcionais e de linhas de negócios, em empresas com faturamento anual mínimo de US$ 500 milhões e com a maior parte apresentando receitas anuais superiores a US$ 6 bilhões.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas – e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo – a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders.  Com mais de 435 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha.  Visite www.accenture.com.

Informações para a imprensa:

Burson-Marsteller

Viviane Laubé – (11) 3040-2397 | viviane.laube@bm.com
Isabel Kopschitz – (11) 3040-2418 I isabel.kopschitz@bm.com
Ligia Carvalho – (11) 3040-2403| ligia.carvalho@bm.com

 



X