TESTE2 ESPECIAL INOVADORES NEGROS: 10 profissionais que estão fazendo história nas grandes empresas de tecnologia - Brasscom

Por: Gabriela Arbex e Angelica Mari
Forbes – Insider
Reprodução

Reprodução – Suelen Marcolino, LinkedIn: a inovação também é um movimento de sair das “bolhas” e dialogar
A Forbes Insider vai publicar ao longo das próximas semanas, a partir de hoje (24), sempre às sextas-feiras, um panorama da atuação dos profissionais negros no ecossistema de inovação do país. O especial começa hoje com 10 representantes das grandes empresas de tecnologia instaladas por aqui. Além dessas companhias, a Forbes também tentou outras cinco, que preferiram não participar ou não tinham indicações.
No ano passado, a Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação realizou uma pesquisa sobre formação educacional e empregabilidade em TIC que chegou à conclusão que apenas 30% da força de trabalho no setor (11% mulheres e 19% homens) é formada por profissionais negros, pardos ou indígenas – e isso em todas as áreas. O levantamento não aponta quanto desse porcentual atua em funções ou cargos de alto valor agregado, como tecnologia e inovação, mas a julgar pelo contraste com o total da população negra brasileira – 56,10% – e o histórico socioeconômico dá para supor, com alguma dose de certeza, que é baixo.
Isso não significa, no entanto, que esses personagens não existam. Eles existem e precisam contar suas histórias para que outros sigam o exemplo. Um dos problemas detectados pela Brasscom para o não preenchimento de todas as vagas do setor disponíveis no país é a falta de interesse do público jovem. “Muitos deles acham que essa não é uma área para eles”, diz Sergio Paulo Gallindo, presidente da entidade. E isso acontece principalmente nas classes mais baixas.
Ampliar o holofote sobre os exemplos que deram certo é uma forma de vencer essa percepção. Há outras, claro, que passam por políticas públicas de reformulação das grades curriculares e pela distribuição de renda de forma geral. A nossa parte passa pela primeira – essa é a nossa forma de contribuir.
Veja, no link abaixo, os 10 profissionais negros que estão fazendo história nas grandes empresas de tecnologias brasileiras:
https://forbes.com.br/forbes-insider/2020/07/especial-inovadores-negros-10-profissionais-que-estao-fazendo-historia-nas-grandes-empresas-de-tecnologia/#foto5 

 
Fonte: Forbes