SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONTRATOU MAIS DE 40MIL PROFISSIONAIS EM 2019. SÃO DADOS DO RELATÓRIO SETORIAL DE TIC QUE SERÁ LANÇADO EM COLETIVA DE IMPRENSA NESTA QUINTA-FEIRA PELA BRASSCOM.

São Paulo, 28 de abril de 2020 – Há 6 anos, a Brasscom vem aprimorando a elaboração do Relatório Setorial do Mercado de TIC, que consolida dados das empresas provedoras de bens e serviços e que têm TIC como objeto social, a produção de TI nas empresas que não têm TIC como objeto social e dados das empresas que provêm serviços de voz e dados (Banda Larga). O intuito do estudo é compreender o comportamento do setor e as tendências nas perspectivas de investimentos em Transformação Digital.

O setor sempre apresentou dados macroeconômicos promissores em relação a empregos, salários, investimentos e profissionais.

Para os setores de software e serviços, a relatório setorial da Brasscom em 2018 projetou mais de 20 mil novos postos de trabalho no ano seguinte (2019). O relatório setorial deste ano, finalizado com dados completos de 2019, ano em que o Brasil ainda se recuperava da crise de 2015 e contava com mais de 10 milhões de desempregados, mostra que a expectativa foi superada e alcançou, somente em software e serviços, o marco superior a 29 mil novos empregos em 2019. O macrossetor de TIC teve saldo positivo total de 42 mil novas contratações. Os investimentos destinados pelas empresas e governo às suas transformações digitais, têm tornado o setor de TIC bastante relevante para economia com uma produção total próxima de 500 bilhões de reais naquele ano.

A Desoneração da Folha é uma política que deu certo no setor de TIC. Contribuiu para o aumento expressivo na contratação de profissionais, impulsionou o crescimento do setor e a arrecadação para o Governo. Diante do cenário atual da pandemia da Covid-19 e levando em conta que a Desoneração da Folha expira em 31/12/2020, a Brasscom analisou os possíveis impactos no comportamento de software e serviços de TIC. O fim da Desoneração da Folha gera a destruição de 137 mil empregos. Por outro lado, com a sua manutenção promoveria a criação de 198 mil novos postos de trabalho para o setor até 2025.

O presidente da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, realizará coletiva de imprensa, conforme informações abaixo, e convida todos para lançamento dos dados setoriais e ênfase nas propostas do setor de tecnologia para mitigar os impactos da pandemia da Covid-19.

 

COLETIVA DE IMPRENSA

Data: 09/04/202 – quinta-feira

Horário: 17h00 ÀS 18h00

Objetivo: Apresentação dos dados setoriais de TIC e previsão dos investimentos

CONFIRME PRESENÇA PELO EMAIL PARA RECEBER LINK: alana.araujo@brasscom.org.br

 

Sobre a Brasscom

A Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, representa 80 empresas de tecnologia e reúne 31 instituições que proveem insumos enriquecedores ao setor de TIC. A Brasscom exerce papel de articulação entre os setores público e privado, propondo e participando da construção de políticas públicas que consolidem o Brasil como um país digital, conectado e inovador. Além disso, a entidade tem como missão trabalhar em prol do desenvolvimento do setor, disseminando seu alcance, potencializando seus efeitos sobre a economia e o bem-estar social na Era Digital e atua na conscientização da importância da transformação digital e inovação, na busca pela inclusão de computação no ensino médio e na valorização das diversidades.

Contatos para Imprensa:

Mariana Oliveira, Diretora Executiva (mariana.oliveira@brasscom.org.br) – (11) 98940-4359

               Alana Araújo, Gerente de Comunicação e Marketing (alana.araujo@brasscom.org.br) – (11) 96578-3281