Por Roberta Prescott … 23/03/2022 … Convergência Digital

Os compromissos com padrões éticos, redução das emissões de carbono e investimento em educação são os três temas mais citados pelas empresas pesquisadas pela Brasscom para o Relatório Consolidado de ASG do Macrossetor de TIC, divulgado nesta quarta 23/3, durante o Brasscom Te Fórum 2022.

Iniciativa, pioneira da entidade, aponta uma certeza: a sigla ASG — ou ESG, em inglês — entrou de vez no vocabulário das empresas. O relatório da Brasscom analisou iniciativas de 67 empresas do setor. No pilar ambiental, o relatório mapeou 527 ações, com destaque para redução da emissão de carbono e eficiência energética; reciclagem e economia circular; gestão do uso da água; gestão ambiental; e tecnologia de transformação digital para ações sustentáveis.

“Percebemos investimentos das chamadas big techs em produção de outros tipos de combustíveis que não seja o petróleo; os prédios verdes chamaram atenção na parte ambiental, além da questão de cloud efficiency, ou seja, de formar datacenters mais preocupados com a relação ambiental, energia limpa, redução do uso da água e com a preocupação da sustentabilidade limpa”, apontou Helena Loiola, coordenadora de inteligência da Brasscom.

O maior número de ações mapeadas foi em governança, com 672 iniciativas. O relatório apontou como principais tópicos a serem tratados, a garantia da independência de todas as instâncias de governança, o compromisso com a equidade da diversidade dentro da corporação, a privacidade e segurança dos dados, a remuneração e ambiente de trabalho adequados com o mercado, as soluções de tecnologia para governança e o compromisso com padrões éticos.

Já em social, ações voltadas para diversidade, equidade e inclusão chamaram a atenção, assim como investimentos nos funcionários e em educação; apoio às pequenas  e médias empresas e ao empreendedorismo e inovação e soluções de tecnologia para o desenvolvimento social. No total, foram 422 ações mapeadas no estudo no âmbito social.

Assista.

Fonte: Convergência Digital
https://www.convergenciadigital.com.br/Gestao/Governanca-lidera-iniciativas-de-ESG-no-setor-de-TIC-59796.html