TESTE2 Governo e setor debatem Marco Legal para TI - Brasscom


Começa nesta segunda-feira, dia 4 de julho, o Rio Info 2016,a 14ª edição consecutiva do evento, que debaterá os principais temas em pauta no setor da TI. Da abertura, às 8h30min, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, participam, entre outros, os secretários da Secretaria de Políticas de Informática (Sepin), Maximiliano Martinhão e da Secretaria Tecnologia da Informação (SLTI), Marcelo Pagotti; os secretários estadual e municipal (Rio), de Ciências e Tecnologia, Gustavo Tutuca e Franklin Coelho, os presidentes das entidades nacionais de TI (ABES; Assespro; Brasscom; FENAINFO e Softex) e de entidades parceiras, como a AC Rio, o CDL, o SESCOM e o Sebrae.
Entre os temas em pauta estarão o Marco Legal do Software, a cybersegurança; a TI e conteúdos digitais, as oportunidades no mercado da música; o presente e o futuro dos profissionais de TI; as novas tecnologias e o papel do cientista de dados, a competitividade da TI brasileira; a integração entre a TI, o design, a comunicação e a sustentabilidade; a Internet das Coisas (IoT), o governo eletrônico: a informação e o exercício da cidadania; o panorama sobre domínios globais da Internet (ICANN); a evolução do conceito das cidades inteligentes às comunidades inteligentes; a TI nos esportes; a TI e a revolução na Saúde; as oportunidades e os negócios em entretenimento digital e games.
Vários desses temas se desdobrarão em painéis com aprofundamento de suas peculiaridades.Além destes, o Rio Info abriga o Salão da Inovação, que em 2016 chega à 8ª edição com o foco em projetos destinados a facilitar a vida do cidadão na cidade. O seu tema será “Salão da Inovação Paralímpico”. Nele ocorre a troca de experiências entre empreendedores nacionais e internacionais ao mesmo tempo em que estimula a participação em uma competição empresarial, com avaliação por uma banca examinadora especializada. Os projetos são avaliados quanto ao seu índice de inovação, potencial de mercado, retorno econômico-financeiro, vantagens competitivas e consistência estratégica.
Outra atividade é o Cria (Copa Rio Info de Algoritmos), que reúne escolas do ensino médio/técnico (públicas ou privadas) e um concurso que reúne jovens talentos de todo o país. Já a Sessão de Negócios propicia às empresas a realização de negócios por meio de agendamentos. Duas oficinas, uma de negócios digitais e outra sobre uso do big data para segurança empresarial, apresentarão conceitos e práticas aos participantes. O Rio Info 2016 abrigará ainda a reunião nacional da Fenainfo que reúne os sindicatos de TI de todo o país; a reunião anual dos agentes da Softex e o encontro nacional dos gestores de TI do Sebrae.
Convergência Digital