TESTE2 Grupo de sindicalistas realiza protesto contra veto de Bolsonaro - Brasscom

Em junho, o Congresso Nacional aprovou prorrogar a desoneração que terminaria no fim do ano.
No entanto, o presidente decidiu vetar o trecho

Um grupo de 200 sindicalistas realizou um protesto na República, região central de São Paulo, por volta das 10h20 desta segunda-feira (28). Eles pedem a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento de empresas, segundo o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
Representantes de sindicatos e centrais sindicais de diversas atividades econômicas, sobretudo das áreas de comunicação e telecomunicação, estavam presentes no protesto, que ocorre em frente à sede da associação, de acordo com um dos sindicalistas ouvidos.

Em junho, o Congresso Nacional aprovou prorrogar a desoneração, que atinge 17 setores da economia e terminaria no fim do ano. No entanto, o presidente decidiu vetar esse trecho. Esse veto deve ser analisado pelos parlamentares na semana que vem. Deputados e senadores têm o poder de derrubar a decisão.

Os sindicalistas argumentam que os setores afetados estão entre os que mais empregam no Brasil e que o fim da desoneração geraria milhares de demissões em um momento em que o desemprego está em alta no país devido à pandemia do novo coronavírus. Eles pedem a permanência da desoneração por mais um ano.

Uma pesquisa da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) estima que o fim da desoneração da folha de pagamentos pode gerar cerca de 97 mil demissões formais no setor de tecnologia até 2025.

O grupo afirmou ainda que pretende ir a Brasília nesta terça-feira (29) para pressionar o governo federal.

*Estagiário da Agência Record sob supervisão de Isabelle Gandolphi

 
Fonte: R7
https://noticias.r7.com/sao-paulo/grupo-de-sindicalistas-realiza-protesto-contra-veto-de-bolsonaro-28092020