TESTE2 Indústria de softwares é responsável por 2,5 milhões de empregos diretos nos EUA - Brasscom


 
 
 

No Brasil, apenas entre janeiro e outubro de 2016, a indústria de software contratou 177.914 profissionais

A indústria de software foi responsável por 2,5 milhões de empregos diretos e 9,8 milhões indiretos nos Estados Unidos em 2014. Os dados são da última pesquisa realizada pela BSA Software Alliance, organização global que defende o setor de softwares contra a pirataria, em parceria com a The Economist Intelligence Unit, unidade de consultoria da revista britânica The Economist.
O estudo também indica que o número de vagas diretas sobe para 3,1 milhões e o de indiretas vai para 11,6 milhões na Europa ao longo do mesmo período. A contribuição do setor de software para a economia da União Europeia foi de aproximadamente 1 trilhão de euros em valor agregado total ao PIB. Os dados levam em conta os 28 países que compõem a União Europeia.
No Brasil, apenas entre janeiro e outubro de 2016, a indústria de software contratou 177.914 profissionais. Os dados são da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).
O estudo mostra ainda que o salário médio anual na indústria de software na União Europeia foi de 45,3 mil euros. Isso significa que o salário médio na indústria de software da UE é 34% maior do que o salário médio das demais indústrias, que gira em torno de 33,7 mil euros, e 80% mais elevado do que o salário médio do setor de serviços, que está em 25,2 mil.
Em 2014, a indústria de software na UE contribuiu com 249 bilhões de euros para o PIB da região, empregou mais de 3 milhões de pessoas, sendo que o total anual dos salários pagos foi de 139,2 bilhões euros. Quando considerados os impactos indiretos, a indústria de software contribuiu com um adicional para o PIB da EU de 228 bilhões de euros e quase 2,5 milhões de empregos. Ao todo o setor gerou 432 bilhões para o PIB europeu e mais 6 milhões de empregos.
Além disso, o investimento da indústria de software em pesquisa e desenvolvimento (P&D) cressceu 7,3% em 2013, para 12,7 bilhões de euros.
Mais informações sobre os relatórios (em inglês): http://softwareimpact.bsa.org/eu/ I http://softwareimpact.bsa.org/
Computerworld