TESTE2 Jovens talentos em tecnologia participam de feira de empregabilidade da Brasscom - Brasscom

Alunos capacitados em curso promovido pela Brasscom tiveram contato com grandes empresas do setor. Ação integra projeto que pretende massificar capacitação em TIC

Nos últimos meses, dezenas de jovens participaram do projeto piloto do Programa de Aceleração da Capacitação – EuTec. Eles foram capacitados em Desenvolvimento Web, através de iniciativa promovida pela Brasscom e realizada por meio de quatro capacitadoras parceiras. Com o encerramento das aulas no último mês de dezembro, foi iniciada a última etapa do projeto: o possível ingresso em empresas de tecnologia.

Para isso, nesta quarta, 19, a Brasscom realizou a 1ª Feira de Empregabilidade do EuTec, contando com a participação ativa de mais de dez empresas associadas: BRQ, Capgemini, Cast, Cognizant, Global Hitss, NTT DATA, Sinqia, Sonda, Telefonica, TIVIT e TOTVS.

A feira ocorreu de forma inteiramente virtual, através de plataforma de eventos online. O objetivo foi colocar os alunos do projeto piloto de frente com grandes empresas do setor e, potencialmente, abrir portas para entrada desses jovens no mercado de trabalho.

PROGRAMA

O EuTec é um dos maiores projetos para formação de talentos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. O programa foi aprovado pelo Conselho de Administração da Brasscom no último mês de agosto, com o propósito de massificar a oferta de mão de obra qualificada no setor, com a formação de 156 mil alunos até 2024.

A edição piloto ocorreu no último trimestre de 2021 e contou com 100 alunos, divididos em quatro turmas oferecidas por diferentes capacitadoras – Generation, IOS, Mackenzie e Zumbi dos Palmares. Com carga horária total de 264 horas, a capacitação foi concebida levando em conta um dos perfis de maior demanda do setor: o desenvolvedor web. A grade incluiu conteúdos técnicos como HTML, CSS e Java Script, além de habilidades socioemocionais.

Integralmente custeado pela Brasscom, o curso foi gratuito para todos os participantes. E, visando a inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, os alunos também receberam ajuda de custo para gastos mensais com internet, deslocamento e alimentação, e até reconhecimento financeiro pela conclusão do curso.

“Agora, com a entrada desses jovens no mercado, iremos avaliar, junto com as empresas contratantes, como foi o desempenho dos egressos do projeto piloto no dia a dia de trabalho”, explica a diretora executiva da Brasscom, Mariana Rolim. “O programa será, então, refinado e relançado em grande escala para que, até 2024, seja superado grande parte do déficit de profissionais no setor”, acrescenta.

Para viabilizar o EuTec, a Brasscom buscará parcerias estratégicas, com fontes de financiamento públicas e privadas.

Sobre a Brasscom

A Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC alinhadas com a Era Digital. A entidade atua para defender e promover o desenvolvimento do Macrossetor de TIC e de tecnologias digitais, em prol de um País Digital, Conectado e Inovador.

Assessoria de Imprensa
Iuri Max Silva

(11) 99162-5347

(61) 99926-2990
iuri.silva@brasscom.org.br