Por: Redação

Foram contratados 5.071 mulheres e homens negros no Setor TIC em 2023, enquanto houve uma redução de – 0,5% de brancos, A informação faz parte do relatório setorial divulgado pela Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O Macrossetor TIC emprega 2,05 milhões de profissionais, correspondendo a 4% dos empregos nacionais, com incremento de 29 mil novos postos de trabalho em 2023. Apesar de ter um crescimento de 1,4% na geração de empregos em 2023, isso representou 29,2 mil novos postos de trabalho gerados no ano.

Homens negros apresentaram um crescimento de 1,5%, pouco acima das mulheres negras, com 1,4%.

 

Mesmo o número de mulheres no Brasil sendo superior ao de homens, chegando a 51,5% da população, elas ainda ocupam apenas 39% dos empregos no setor de TIC. Nos últimos 3 anos, a presença feminina cresceu a uma taxa anual de 7,7%. Em 2023 foram contratadas 3.518 mulheres no setor.

O salário das mulheres no setor TIC cresceu 4,7% em 2023, 3,8 pontos percentuais a mais em relação aos homens, mostrando que o setor tem caminhado pela igualdade salarial.

Segundo Affonso Nina, presidente executivo da Brasscom, a entidade tem iniciativas de inclusão de seus associados para incentivar participação das minorais, mas que a entidade está articulando um plano de crescimento para levar ao Governo buscando uma iniciava de mais impacto para o setor.

Os números fazem parte do relatório setorial divulgado pela Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e podem ser acessados nesse link

 

Fonte: ESG Inside
https://esginside.com.br/2024/04/08/mulheres-ocupam-39-do-mercado-de-trabalho-em-tic/