Desligamento do sinal analógico de televisão em Brasília permitiu a operação da
banda larga móvel 4,5G, com velocidade e alcance superiores ao 4G.
Até o fim do ano, a cidade deve ter 100% de cobertura da nova tecnologia.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou nesta terça-feira (25), em Brasília, que a união de esforços entre governo e operadoras de telefonia permite ao Brasil alcançar uma rede de telecomunicações comparável às mais avançadas do mundo. Kassab participou do evento que marcou o início da operação da rede 4,5G da operadora Claro. A tecnologia traz ganhos de velocidade e mais opções no tráfego de dados em relação ao 4G.
A implantação da nova tecnologia utiliza a faixa de 700 MHz, que ficou disponível com o desligamento do sinal analógico de televisão em Brasília, a primeira capital do país a passar pelo processo, seguida por São Paulo, que encerrou as transmissões em março. De acordo com o cronograma de desligamento, as capitais e principais regiões metropolitanas do Brasil terão a faixa de 700 MHz liberada até o fim de 2018.
“O trabalho realizado pelas concessionárias, empresas, MCTIC e Agência Nacional de Telecomunicações [Anatel] traz um ganho para toda a sociedade brasileira. Cada um tem cumprido seus compromissos para corresponder à expectativa da sociedade de ter um sistema de telecomunicações nivelado ao que há de melhor em qualquer parte do mundo”, disse.
De acordo com a empresa, os clientes com celulares compatíveis com o 4G já poderão sentir uma melhora no desempenho da banda larga móvel. A intenção é trazer ao mercado novos aparelhos e funcionalidades a partir do segundo semestre deste ano. O objetivo da operadora é que até o fim do ano, 100% da rede em Brasília já opere com o 4,5G.
Fonte: http://www.mcti.gov.br/pagina-noticia/-/asset_publisher/IqV53KMvD5rY/content/para-ministro-servicos-de-telecomunicacao-estao-alinhados-aos-melhores-do-mundo?p_p_auth=X79H4NsE&_101_INSTANCE_IqV53KMvD5rY_redirect=%2F
MCTIC