TESTE2 Parceria entre Dataprev e Brasscom leva estudantes a conhecer o DCDF - Brasscom

Dezesseis estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) visitaram nesta quarta-feira (12/04) o Data Center Distrito Federal (DCDF). O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos contato com profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dar um panorama dos desafios enfrentados pela área no do dia a dia, ajudando-os a entender a realidade do mercado de trabalho. A iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Brasscom, entidade a qual a Dataprev é associada desde 2016.
O presidente André Leandro Magalhães deu as boas-vindas ao grupo. “É com enorme satisfação que abrimos as portas da Dataprev para recebê-los. Hoje, vocês, que no futuro serão nossos colegas de trabalho, têm a oportunidade de conhecer uma estrutura que tem papel importante no dia a dia do cidadão brasileiro. É aqui, nesta empresa, que são processados grandes volumes de dados. Em termos de serviços, só em 2016, foram 396 milhões de pagamentos feitos aos beneficiários do INSS, gerados a partir dos sistemas da Dataprev, e 54 milhões de atendimentos feitos para o Ministério do Trabalho”, destacou André Magalhães.
Veja a galeria de fotos
Também presentes ao evento, os diretores de Pessoas, Janice Brutto, e de Tecnologia e Operações, Daniel Darlen, fizeram uma breve apresentação sobre a empresa. Já o superintendente de Operações, Helton Moreira, deu explicações técnicas sobre o DCDF, sua capacidade atual e estrutura.
O Data Center Distrito Federal foi o primeiro a passar por atualização tecnológica, em 2012, e contou com uma adequação da infraestrutura elétrica, com instalação de novos grupos geradores e no-breaks. O ambiente tem 257 m² de área útil e possui 277 servidores físicos e 3.072 servidores virtuais.
Parceria com a Brasscom
Em setembro de 2016, a Dataprev tornou-se associada efetiva da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), que exerce um papel importante de articulação entre os setores público e privado, e passou a participar de fóruns de discussão de temas estratégicos como relações laborais, tributação, internacionalização, educação e governo digital, entre outros.
Como parceira da Brasscom, a Dataprev viabilizou a visita ao DCDF para os estudantes em início de carreira. A iniciativa faz parte de um projeto piloto para capacitação em habilidades socioemocionais baseadas em elementos de colaboração, interação, resolução de problemas, compartilhamento e autodesenvolvimento.
No projeto piloto, os estudantes têm a oportunidade de conhecer o ambiente profissional, assistir palestras, visitar empresas e participar de dinâmicas para resoluções de problemas. Segundo a Brasscom, a ideia é capacitar 500 alunos nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Londrina e Salvador até outubro de 2017.
Provir
O Programa de Visitação e Relacionamento com a Dataprev (Provir) visa abrir as portas dos data centers da empresa aos estudantes e profissionais de tecnologia da informação, além de clientes. O objetivo é mostrar ao público como o conjunto de ações desenvolvidas pela Dataprev faz a diferença para milhões de cidadãos brasileiros. Mais de 400 visitantes passaram pelos data centers da Dataprev desde a criação do programa, em 2009.
Na visita guiada e gratuita, de aproximadamente uma hora e meia, os participantes recebem informações sobre como funciona um data center, além de conhecer o resultado da renovação de todo o parque de hardware e software da Dataprev.
O agendamento, para visitação de até 20 pessoas, é feito pelo endereço eletrônico provir@dataprev.gov.br.
Fonte: http://portal.dataprev.gov.br/parceria-entre-dataprev-e-brasscom-leva-estudantes-conhecer-o-dcdf
Dataprev