TESTE2 Por ética nos negócios, Brasscom lança carta de princípios do trabalho em Tecnologia - Brasscom

Por Roberta Prescott … 23/03/2022 … Convergência Digital

A Brasscom aproveitou seu evento TecFórum 2022 para lançar “a Carta de Princípios do Trabalho em Tecnologia”, com objetivo de reforçar os compromissos das empresas com transparência e ética. A meta é que companhias — associadas à entidade ou não — assinem o documento e se comprometam a adotar os princípios propostos.

A Carta traz cinco princípios. O primeiro — negócios com ética — é aplicar práticas empresariais éticas em acordo com as leis locais e sistemas sólidos de governança e transparência corporativa. O segundo busca integrar a gestão de contratos e fornecedores na estratégia corporativa e nos processos de tomada de decisão.

O terceiro versa sobre respeitar os direitos humanos e os interesses dos colaboradores. O quarto abrange a segurança, saúde, bem-estar e previdência social, fazendo as empresas assegurarem a seguridade social garantindo dignidade, segurança e proteção à saúde de fornecedores e colaboradores.

Por fim, o quinto fala sobre diálogos entre as partes interessadas para que as companhias envolvam, de modo aberto, transparente e de forma proativa as principais partes interessadas, incluindo clientes, contratante de serviços de tecnologia e parceiros intersetoriais nos desafios e oportunidades visando à inclusão social, ao trabalho decente e à geração de emprego.

Durante painel sobre compromisso social do trabalho em tecnologia da informação, Maria Veloso, gerente e conselheira de administração da Olusac, destacou o desafio de equilibrar as oportunidades com as implicações legais no mercado de tecnologia da informação e ressaltou que investir no bem-estar no trabalho pode gerar um aumento de 12% de engajamento, 9% em produtividade e 10% em lealdade à empresa. “A partir da pandemia e da crise climática acelerou o desejo de mudança por parte dos funcionários”, disse.

Para Benjamin Quadros, CEO da BRQ e vice-presidente do conselho de administração da Brasscom, a carta tem um papel muito importante. “Acreditamos no papel de as empresas fazerem as coisas certas e queremos que associados e não-associados assinem a carta. Nós, empresários, temos de fazer a coisa certa, porque é assim que você cria ambiente competitivo para todos e ajudamos o governo a fazer regras. Mas todo mundo precisa jogar igual”, apontou.

A carta de princípios convida as empresas a respeitarem as regras do jogo, completou Antonio Galvão Peres, advogado e professor de direito do trabalho. Segundo ele, há oportunidades trazidas pelo teletrabalho e há desafios. “O direito do trabalho ainda pensa localmente; é preciso que isso mude e, enquanto não mudar, o mercado se autorregular é muito importante”, explicou.

“O Brasil não pode perder a oportunidade de desenvolver o setor de tecnologia, que tem atuação estratégica para o País. E, junto com as autoridades, podemos desenvolver um arcabouço legal”, assinalou Luiz Leite, vice-presidente de RH América Latina da Capgemini.

Fonte: Convergência Digital
https://www.convergenciadigital.com.br/Gestao/Por-etica-nos-negocios%2C-Brasscom-lanca-carta-de-principios-do-trabalho-em-Tecnologia-59804.html