Programação temática focada em Inovação, Conectividade, Banda Larga, Proteção de Dados e empreendedorismo.
Brasília, 25 de abril de 2019 – Ontem, 24 de abril, o primeiro dia do Brasscom TecFórum, principal evento da Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, contou com programação temática focou em Inovação, Conectividade, Banda Larga, Proteção de Dados e empreendedorismo.
No primeiro painel “Brasil como protagonista em ciência, tecnologia e da inovação”, Júlio Semeghini, secretário-executivo do MCTIC e Laércio Cosentino, fundador e presidente do conselho da TOTVS participaram de uma conversa de alto nível com Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da Brasscom sobre o desenvolvimento tecnológico no Brasil. O compromisso feito pelo setor privado e MCTIC de formar milhares de Brasileiros em engenharia de software e tratar educação em tecnologia como Estratégia Nacional foi uma grande conquista do primeiro dia do evento.
Camilla Tapias, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e responsável por liderar as áreas Regulatória, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Fundação da Telefônica, fez a apresentação “Por um Brasil mais digital” onde mostrou dados e exemplos do avanço da digitalização em diversos setores. Camilla falou da importância do Brasil, cada vez mais inteligente e conectado, flexibilizar o entorno legal e regulatório para revolucionar a infraestrutura do país. Dando sequência à discussão de conectividade e inclusão digital, Vitor Elísio, Secretário de Telecomunicações do MCTIC e Enylson Camolesi, Diretor de Relações Institucionais da Telefônica, moderado por Daniel Stivelberg, Gerente de Relações Institucionais da Brasscom, no painel “Banda Larga e Inclusão Digital“ discutiram a aprovação de uma Lei Geral de Telecomunicações, a revisão do fardo fiscal para dispositivos dependentes de conexão e a expansão da banda larga.
Mariana Giostri Rolim, Diretora Executiva da Brasscom, conversou com a professora Cristina Castro Lucas, sobre o incrível projeto Glória, plataforma de inteligência artificial focada na transformação social e na redução de todas as formas de violência contra mulheres e meninas.
A Lei Geral de Proteção de dados e sua importância para a inclusão do Brasil no ecossistema da economia digital global foi debatida por Laura Schertel Mendes, Professora da UnB e do IDP, Miriam Wimmer, Diretora do Departamento de Serviços de Telecomunicações do MCTIC e Samanta Oliveira, Diretora Jurídica da Neoway. Sergio Paulo Gallindo abordou ainda com as painelistas o tema da Autoridade Nacional de Proteção de Dados MP 869/2018 e da PEC nº 17/2019, que trata da inclusão de proteção de dados pessoais entre os direitos fundamentais do cidadão.
O estudo da Brasscom contendo os dados setoriais da produção do mercado brasileiro de tecnologia da informação e comunicação de 2018 e a previsão de investimentos em tecnologias de transformação digital, conectividade e infraestrutura para os próximos quatro anos serão lançados na tarde de hoje durante o segundo dia do TecFórum.
Horário: 14h00 às 18h00, seguido de Happy Hour
Local: Centro de Convenções Brasil 21
Contato: comunicacao@brasscom.org.br
Inscrições para imprensa em https://brasscomtecforum.com.br/