LinkedIn

Profissionais de TI ganham relevância nos bancos

 

As instituições financeiras da região da Ásia-­Pacífico vão contratar mais especialistas em tecnologia do que profissionais da área de bancos de investimento neste ano. Isso ocorre em um momento em que as companhias estão aumentando a oferta de produtos e modernizando seus sistemas, de acordo com sondagem realizada pela empresa de recrutamento americana Options Group.

Entre os gestores de serviços financeiros da região, 40% dizem prever aumento no número de funcionários em cargos relacionados à tecnologia da informação neste ano. Comparativamente, apenas 18% dos 380 diretores consultados pretendem aumentar o quadro de funcionários da área de banco de investimento, enquanto 29% poderão tomar essa providência nas áreas de vendas e transações com contratos de renda fixa e de ações.

“A cara das operações bancárias está mudando”, diz Russell Kopp, um dos sócios do Options Group de Hong Kong. “Estamos em uma conjuntura em que a tecnologia, a automação e o ‘big data’ estarão cada vez mais em pauta, em vez dos executivos­-celebridade de bancos de investimento.”

Na tentativa de reduzir os custos e melhorar os rendimentos, bancos globais e regionais, como HSBC Holdings, Standard Chartered e DBS Group, estão usando cada vez mais as novas tecnologias para oferecer serviços de operações bancárias digitais e modernizar seus sistemas regulatórios e de conformidade. Por outro lado, o Goldman Sachs e o Barclays estão entre os bancos que reduziram cargos na área de banco de investimento na Ásia no ano passado em meio à retração dos negócios.

“A realidade é um futuro no qual as pessoas com os mais altos salários não serão os corretores nem os altos executivos de bancos”, diz Kopp. “Serão as pessoas de tecnologia; haverá profissionais quantitativos capazes de desenvolver ou ampliar significativamente a receita.”

As respostas obtidas na sondagem do Options Group foram dadas por executivos de serviços financeiros que ocupam cargos de vice-­presidência ou posições ainda mais altas. Eles trabalham em bancos, “broker dealers” e butiques de investimento na região da Ásia­-Pacífico.

Fonte: http://www.valor.com.br//carreira/4841070/profissionais-de-ti-ganham-relevancia-nos-bancos?utm_medium=Social&utm_campaign=Compartilharcom.apple.UIKit.activity.CopyToPasteboard
Alfred Liu | Bloomberg, de Hong Kong – Valor Econômico



X