A Secretaria do Diálogo Digital Brasil-Alemanha desenvolveu um guia rápido sobre segurança cibernética para micro e pequenas empresas (no Brasil: Micro e Pequenas Empresas , MPEs). A publicação tem como objetivo conscientizar as MPEs brasileiras sobre sua própria vulnerabilidade no ecossistema digital. Está escrito em português e já está disponível para download abaixo!

A digitalização contínua do setor produtivo pode otimizar processos e aumentar a transparência. Além dos inúmeros benefícios, as empresas transformadas digitalmente também enfrentam riscos. O número de ataques cibernéticos está aumentando e os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais profissionais. Os especialistas prevêem que todas as empresas serão atacadas em algum momento. A questão crucial não é “se”, mas “quando” estes ataques ocorrerão.

Ao contrário das grandes corporações com departamentos de segurança de TI dedicados, as MPEs estão mais expostas. Eles têm menos recursos e precisam de mais apoio e orientação sobre como proteger sua empresa.

Para apoiar as MPEs no aprimoramento da segurança cibernética, a Secretaria para o Diálogo Digital Brasil-Alemanha desenvolveu este guia rápido. O seu principal objetivo é demonstrar às MPEs como podem estar melhor preparadas para ataques cibernéticos. Fornece informações e medidas concretas que não requerem investimentos financeiros ou de pessoal significativos.

O desenvolvimento do guia rápido foi um esforço conjunto

O guia rápido é inspirado na brochura ” Cyber-Sicherheit für KMU “, desenvolvida pelo Escritório Federal Alemão para Segurança da Informação (BSI). A publicação original em alemão está acessível aqui . A Associação Alemã da Indústria de Engenharia Mecânica (VDMA), a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) forneceram informações essenciais para a adaptação do documento ao contexto brasileiro.

A publicação está dividida em três seções. A primeira envolve uma autoavaliação de vulnerabilidade, permitindo aos leitores avaliar rapidamente o seu nível de exposição a ataques cibernéticos. A segunda parte contém medidas de mitigação de riscos que as MPEs podem adotar para melhorar os seus níveis de segurança. A seção final mostra como reagir após descobrir um incidente de segurança cibernética.

Você pode baixar o guia rápido aqui:

Download da Cartilha de Cibersegurança

Fonte: Diálogos Digitais Internacionais
https://digital-dialogues.net/en/news-details/publication-quick-guide-on-cybersecurity-for-small-businesses

Capa da publicação. © Diálogos Digitais-GIZ

 

Fonte: Diálogos Digitais Internacionais
https://digital-dialogues.net/en/news-details/publication-quick-guide-on-cybersecurity-for-small-businesses