TESTE2 Registro de software será 100% online e será entregue em até sete dias - Brasscom


O software é a inteligência da economia digital e o governo brasileiro quer acelerar a produção de aplicações no Brasil, revela o diretor do MCTIC, Otávio Caixeta. E uma das ações relevantes é a parceria firmada entre o Ministério e o INPI para reduzir a burocracia no registro de software. Até então, conta o coordenador do INPI, Alexandre Lourenço, esse processo leva, em média, 100 dias para ficar pronto e é todo feito em papel e CD. Ainda neste semestre, o processo será 100% online e vai dar uma resposta entre um e sete dias.
“O processo será totalmente digitalizado. Teremos uma depósito digital, com o uso da certificação digital. Vamos reduzir muito a burocracia”, diz Lourenço, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios, em Brasília. O executivo admite que ainda há entraves sérios como o da questão de patentes, mas o órgão está ampliando o quadro funcional – chegou a 300, apesar de precisar de pelo menos 1000 para agilizar o trabalho.
O diretor do MCTIC, Otávio Caixeta, diz que a Medida Provisória para incentivar a vinda de data centers para o país não está desenhada para atrair o Facebook, apesar de o governo ter um forte interesse em ter um data center da rede social. “Eles têm um ecossistema muito interessante, mas a ideia é dinamizar a economia e fechar alianças com data centers globais”. Assistam a entrevista com Otávio Caixeta, do MCTIC, e Alexandre Lourenço, do INPI.

 

Convergência Digital