Pela primeira vez estudo destaca que houve uma maior contratação de mulheres no setor de TIC, principalmente das mulheres negras, crescimento expressivo em 2021 de 15,3 % e 13,3%, respectivamente.

A temática de diversidade e inclusão é uma das principais pautas da Brasscom e temos buscado nos últimos anos promover e naturalizar desigualdades do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).  Mesmo com o importante crescimento na contratação de mulheres e homens negros em 2021, é necessário ações que levem ao aumento da empregabilidade de mulheres, negras e brancas, e homens negros no setor de TIC.

Em relação à raça, entre 2019 e 2020 foram contratados 5,7 mil mulheres e homens negros. Em 2021 foram incrementados 34,5 mil profissionais negros no setor. Tivemos um avanço expressivo na contratação de negros, mas ainda há muito espaço para acelerarmos a formação de talentos em tecnologia.

‘’Estamos avançando, consideramos uma vitória esse número especialmente no que tange ao aumento das mulheres pretas no setor de TIC. Mas ainda temos muito trabalho a fazer para garantir a equidade racial e de gênero no setor’’ disse o presidente da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

O relatório completo estará disponível no site oficial da Brasscom no final do dia de hoje.

Sobre a Brasscom

A Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC alinhadas com a Era Digital. A entidade atua para defender e promover o desenvolvimento do Macrossetor de TIC e de tecnologias digitais, em prol de um País Digital, Conectado e Inovador.

 

Assessoria de Imprensa:

Kátia Gomes | Luély Barbosa
(11)  99162-5347
comunicacao@brasscom.org.br