LinkedIn

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara é a primeira no Brasil com datacenter em nuvem

Produzido em 17/05/2017
SOUL MV hospedado na nuvem AWS coloca a instituição de Saúde em destaque no segmento filantrópico

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara
Cliente MV localizado no município do interior do estado de São Paulo.

As Santas Casas e os hospitais beneficentes do Brasil são peças-chave no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, um déficit bilionário que se estende há anos faz parte da realidade dessas instituições em todo o País. Apesar do segmento filantrópico ser marcado por necessidades suprimidas, há histórias de sucesso que inspiram a busca por mudanças. É o caso da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, localizada no município do interior de São Paulo.

Com um planejamento de gestão bem estruturado e um estilo pioneiro e empreendedor que marcam sua história há mais de 100 anos, a instituição de Saúde teve o seu cenário modificado no início de 2017. Acompanhando tendências em cloud computing e buscando um upgrade tecnológico, a Santa Casa de Araraquara contratou a MV não só para implantar a plataforma SOUL MV – que facilita o fluxo de dados ao integrar soluções para áreas clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas –, mas também para ter toda a gestão da informação em nuvem.

“O foco em um modelo de gestão que resulte diretamente na qualidade do serviço prestado impacta desde o organograma da alta direção até os processos mais simples de gestão. E com a área de TI da instituição não é diferente”, comenta Charles Ataíde, gerente de TI da Santa Casa, que se tornou a primeira do Brasil a hospedar o datacenter em nuvem. Apesar do cloud computing não ser mais uma novidade, no contexto da Saúde brasileira a sua adoção ainda cresce em ritmo lento. São poucos os hospitais que já perceberam suas vantagens. Segundo o gerente de TI, a MV, com um pioneirismo ímpar na área da Saúde, teve visão para mesclar toda sua história com um projeto de futuro que, sem dúvida, coloca a empresa em um patamar consolidado para os próximos anos.

Utilizando o SOUL MV na nuvem da Amazon Web Services (AWS), a Santa Casa obteve como benefícios: alta disponibilidade do sistema; acesso a bancos de dados e serviços em qualquer lugar; independência em relação a infraestruturas físicas; menores investimentos; manutenção reduzida e maior escalabilidade; possibilidade de acessos simultâneos à plataforma sem prejuízo ao desempenho e sem necessidade de uso de servidores potentes para momentos de tráfego não compatível. Entre as soluções integradas à plataforma SOUL MV que contribuíram com essas conquistas, estão: o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que é capaz de registrar e armazenar informações clínicas sobre o paciente para que sejam acessadas em tempo real, oferecendo diagnósticos e tratamentos contextualizados; e o Business Intelligence (BI), que permite o cruzamento de dados de forma automática e facilitada, garantindo acesso a indicadores antes não vistos com clareza.

De acordo com Ataíde, “ao adquirir as soluções MV na nuvem, nos associamos não somente a um produto ou uma marca e, sim, a uma referência, a uma parceria que combina pioneirismo e solidez”. Quando questionado sobre o avanço que isso representa, ele cita desafios que foram vencidos na Santa Casa: “só para citar alguns exemplos, antes convivíamos com falta de consistência nas informações e nos recursos para tomada de decisões, fluxos de atendimentos comprometidos pela desatualização de processos, e dificuldades no controle de estoque e rastreabilidade de medicamentos”.

Por fim, o gerente comenta que no contexto público, a economia de investimento obtida com a contratação de um serviço em nuvem permite que recursos sejam mais bem direcionados, inclusive, a outras áreas. “Portanto, trata-se de uma tecnologia que ultrapassa o contexto da Saúde. Por isso, muitas instituições têm nos procurado para saber sobre a nossa experiência e se é recomendável.”

Depoimentos

“Ao adquirir as soluções MV na nuvem nos associamos não somente a um produto ou marca e, sim, a uma referência, uma parceria que combina pioneirismo e solidez e nos coloca também numa alta capacidade de competição no futuro”.

Charles Ataíde
Gerente de TI da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara

http://www.mv.com.br/pt/cases/santa-casa-de-misericordia-de-araraquara-e-a-primeira-no-brasil-com-datacenter-em-nuvem

MV – Líder em Sistemas de Gestão de Saúde



X