TESTE2 São Paulo é a 19ª cidade para mulheres empreendedoras - Brasscom


São Paulo é considerada a 19.ª cidade com melhores condições para mulheres empreendedoras do mundo. Em contrapartida, está entre as cidades em que elas encontram a maior dificuldade de conseguir capital para suas empresas.
A conclusão faz parte do estudo sobre empreendedorismo feminino realizado pela Dell e divulgado nesta semana. O índice Dell Women Entrepreneur Cities (WE Cities) analisa como as cidades atraem e promovem o crescimento de empresas lideradas por mulheres.
O estudo avaliou as cidades levando em consideração capital, tecnologia, talento, cultura e mercado. Nova York foi considerada a melhor cidade para empreendedoras, seguida da Baía de São Francisco, Londres, Estocolmo e Cingapura.
No âmbito cultural, São Paulo ficou entre as dez melhores. Nesse item são observados como os aspectos culturais da cidade interferem positivamente no empreendedorismo feminino, como a existência de políticas de diminuição de diferenças de gênero e organizações de mulheres empresárias.
A cidade brasileira foi considerada também a terceira do ranking de atitudes e expectativas para essas mulheres empreendedoras.
Capital
O acesso ao capital foi apontado como o principal desafio das empreendedoras de São Paulo, Munique, Istambul, Milão e Joanesburgo.
Apesar da dificuldade, as empreendedoras possuem papel de destaque em momentos de crise. Elizabeth Gore, Entrepreneur-in-Residence na Dell, destacou, em comunicado, a importância das mulheres para o mercado:
As mulheres empreendedoras são a melhor aposta do país para o crescimento econômico. É hora de as mulheres estarem politicamente engajadas para garantir que os ecossistemas certos sejam implementados, para elas crescerem. Se políticos e empresários formarem parcerias, políticas dinâmicas podem ser postas em prática para fechar o círculo e melhorar o processo da ideia até a empresa. O índice WE Cities pode ser usado como uma ferramenta de diagnóstico para ajudar a garantir que os legisladores estejam atentos às suas necessidades.
inova.jor