TESTE2 SAP Consultoria apresenta pesquisa Home Office 2016 na Brasscom! - Brasscom


Na quinta-feira, 19, Armando Zanolini Neto, da SAP Consultoria em Recursos Humanos, esteve na Brasscom para apresentar aos nossos associados os resultados de sua pesquisa sobre teletrabalho, feita em parceria com a SOBRATT, Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, e a GCONTT, Grupo de Consultoria em Teletrabalho.
O teletrabalho, que não contempla apenas o Home Office, mas também outras modalidades, tais como trabalho em campo, centro compartilhado e trabalho colaborativo, vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, motivado pela ascensão das tecnologias, que possibilitam esse estilo de trabalho e a mudança comportamental do trabalhador, que busca cada vez mais a qualidade de vida no trabalho.
O estudo, realizado no início de 2016, teve como propósito analisar o mercado nacional e levantar informações sobre as novas práticas de trabalho, e demonstrou que 37% das empresas pesquisadas são adeptas ao estilo do teletrabalho e, dentro disso, 85% apontaram como principal ganho, em relação ao Home Office, o aumento da satisfação e engajamento de colaboradores. Além disso, as empresas utilizam o método como atrativo para novos colaboradores.
Confira outros dados da pesquisa:

  • 60% das empresas que praticam o Home Office são dos setores: Tecnologia da Informação e Comunicação; Químico, Petroquímico e Agroquímico; Serviços de Suporte e Provimento; Bens de Consumo; Maquinário/Equipamentos & Automação;
  • Dentre os principais objetivos considerados de maior importância, 33% consideram a maximização do espaço físico e a redução de custos, e 39% consideram da mudança do estilo no trabalho. O objetivo considerado de menor importância por 67% das empresas foi o equilíbrio dos funcionários com sua vida pessoal e profissional;
  • Em 48% das empresas, o tempo médio de implantação foi de 6 meses, tendo como principais dificuldades a tecnologia/infraestrutura, os aspectos legais e resistência dos gestores, e os principais ganhos com a implantação, foram: Satisfação e engajamento de colaboradores, produtividade, retenção e diferencial para contratação;


SAP Consultoria
A SAP Consultoria em RH é uma consultoria que há mais de 20 anos atua no desenvolvimento e implantação de projetos voltados para Soluções em Gestão de Cargos, Funções, Carreira e Remuneração. Somos reconhecidos pela qualidade e eficiência da informação. Trabalhamos em parceria junto a clientes de diversos segmentos, de pequeno, médio e grande porte de nacional, multinacional, e sem fins lucrativos, a fim de atender às suas necessidades e agregar valor e competitividade na gestão de pessoas.
SOBRATT (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades)
A SOBRATT é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que há mais de 15 anos apoia iniciativas voltadas à prática de Teletrabalho e sobre as diversas formas flexíveis de realização do trabalho no Brasil. O objetivo é disseminar conhecimento do mundo do trabalho à distância, especialmente o teletrabalho, desenvolvendo pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do nosso Brasil e na qualidade de vida dos trabalhadores.
GCONTT (Grupo de Consultoria em Teletrabalho)
O GCONTT é uma Consultoria brasileira que tem por missão dar suporte às empresas na avaliação, implantação e ampliação em projetos voltados ao Teletrabalho. Seu diferencial de atuação é considerar o teletrabalho como uma estratégia de gestão, integrada e transdisciplinar, envolvendo suas várias dimensões.


Faça o download da apresentação!


apresentacao home office 2016.pdf Baixar agora
Brasscom