TESTE2 Sem mão de obra imediata para TIC, Brasil está fora do jogo da transformação digital - Brasscom

 

Ana Paula Lobo – 23/03/2022

O Brasil não pode mais perder tempo e ficar traçando políticas públicas de médio e longo prazo para a formação de talentos em TIC, sustento o fundador e presidente do conselho da TOTVS, Laércio Cosentino, ao mediar nesta quarta-feira, 23/03, painel Visão Ministerial sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, no Brasscom TecFórum 2022.

“Não estamos concorrendo apenas com empresas brasileiras, mas com empresas globais. Nós temos um déficit claro hoje. Não podemos mais pensar em planejar para daqui a cinco, 10 anos. Temos de fazer agora. Temos de fazer que o desenvolvimento aconteça no Brasil, seja por empresas brasileiras, seja por multinacionais”, reforçou Cosentino.

relatório setorial de TI, divulgado pela Brasscom no evento, mostra que, em 2021, foram gerados 198 mil novos empregos em TI, e o setor empregou mais de 1,9 milhão de pessoas. TIC respondeu por 129 mil desses novos empregos e por 1,09 milhão de empregos.

A TI in house ficou com 21 mil novos empregos gerados no ano passado e 473 mil no total. Telecomunicações respondeu por 21 mil novos empregos e por 330 mil no total apurado. Ainda assim, o estudo da Brasscom é claro ao afirmar que déficit de mão de obra saltou de 420 mil para 800 mil até 2025.

“O curto prazo ainda está com um céu carregado de nuvens por conta da recuperação da economia, mas o digital nos permite pensar em dias melhores, mas precisamos de mão de obra qualificada. O Brasil é o segundo maior pool de talentos das Américas e disparado o maior da América Latina. A nossa diversidade é imensa. Podemos fazer mais”, adicionou o fundador da CI&T, Cesar Gon.

 

Fonte: Convergência Digital
https://www.convergenciadigital.com.br/Carreira/Sem-mao-de-obra-imediata-para-TIC%2C-Brasil-esta-fora-do-jogo-da-transformacao-digital-59801.html#.YkIElerMJPY