LinkedIn

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocupa o maior espaço da história no DF

Uma grande feira de ciências ocupará o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, de segunda-feira (23) a domingo (29). A expectativa é que 100 mil pessoas visitem a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desde 2004 em todo o país. São 70 mil metros quadrados, o que equivale a 10 campos de futebol, totalmente dedicados a atividades de popularização e divulgação científica. Mais de 70 instituições participam da 14ª SNCT, além de 92 escolas públicas do Distrito Federal.

 

A escolha do tema “A matemática está em tudo” está ligada ao Biênio da Matemática 2017-2018, quando o Brasil dois grandes eventos da área. Em 2017, o país sediou, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. Em 2018, é a vez do Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao país pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez.

 

Uma das grandes atrações da 14ª SNCT é um protótipo em tamanho real do avião de combate Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O público poderá subir na cabine da aeronave e conhecer seu funcionamento em um simulador de voo. A Marinha oferece uma experiência similar, mas de navegação, e o Exército expõe o tanque blindado Guarani.

 

O público infantil também terá à disposição uma pista de circulação para carros elétricos em meio a placas, semáforos e faixas de pedestre. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) organiza o espaço, batizado de Cidadania no Trânsito. Já o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) apresentará uma minicidade para ações educativas.

 

O MCTIC levará estandes das suas entidades vinculadas: CNPq, Agência Espacial Brasileira (AEB), Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep). Haverá ainda uma quadra poliesportiva dos Correios e atividades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industria (Embrapii), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Telebras.

 

O Ministério da Educação (MEC) promoverá jogos de matemática, rodas de conversa e uma aula show preparatória de professores youtubers para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no anfiteatro principal, com capacidade para 1,2 mil pessoas.

 

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, destaca a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais para viabilizar a SNCT em todo o país. “Uma semana dessa envergadura não acontece sem parcerias. A ideia é mobilizar a comunidade científica e estudantil, em especial crianças e jovens, para que a população possa conhecer e discutir a ciência e suas aplicações, a fim de estimular curiosidade e criatividade.”

 

A 14ª SNCT estará aberta, com entrada franca, das 8h30 às 18h. Na terça-feira (24), as feira ficará aberta até 22h para receber 40 ônibus de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

A programação também inclui uma homenagem ao matemático Jacob Palis na segunda-feira (23), às 11h, por sua contribuição à ciência brasileira.

 

Serviço

Evento: 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Data: 23 a 30 de outubro de 2017

Horário: das 8h30 às 18h (terça-feira: até 22h)

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Cidade: Brasília (DF)

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação do MCTIC

(61) 2033-7515 / imprensa@mctic.gov.br



X