por Redação

Segundo a Brasscom, setor de TIC chegou a 6,5% do PIB no período, com 2,05 milhões de profissionais empregados

Revelado na quarta-feira (3) pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a última edição anual do Relatório Setorial 2023 do macrossetor de TIC mostra um crescimento do setor de tecnologia brasileiro, assim como uma representatividade maior dele no PIB brasileiro. Nos últimos três anos, o crescimento médio foi de 11,9%, alcançando um total 707,7 bilhões somente em 2023.

Esse “macrossetor” de TIC inclui, segundo a metodologia da Brasscom, as empresas de tecnologia (TI), telecom (o C da sigla) e TI In House (profissionais de tecnologia que atuam em empresas de outros setores). Ele representa 6,5% do PIB nacional, com crescimento de 5,9% em relação a 2022.

EXCLUSIVA: Compass UOL lança fábrica de PoCs para soluções de IA generativa

O Brasil segue como o 10° maior em produção de TIC no mundo, representando 30% do mercado de TIC na América Latina (crescimento de 8,5%). O macrossetor empregou 2,05 milhões de profissionais, ou 4% das vagas nacionais. Também gerou 29 mil postos de trabalho em 2023, com média salarial 2,1 vezes maior que a nacional.

A expectativa da entidade é que os investimentos feitos em transformação digital no Brasil até 2027 sejam de R$ 729 bilhões – o que deve aumentar ainda mais o tamanho desse mercado.

Os principais números do relatório podem ser lidos nesse link.

 

Fonte: It Fórum
https://itforum.com.br/noticias/setor-tecnologia-cresce-707-bi-2023/