TESTE2 Titular do MCTI destaca importância do mercado de TICs para o Brasil - Brasscom


Em um mundo cada vez mais conectado, o domínio de tecnologias da informação e comunicação (TICs) é imprescindível. A visão é compartilhada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Em palestra no Rio Grande do Norte, o dirigente destacou a necessidade de se ter amplo conhecimento relacionado às TICs, nos mais variados segmentos, em busca de ganhos de produtividade.
“As empresas que se agigantam no mundo são as que dominam ou exercem papel de vanguarda apoiadas nessas tecnologias. As TICs podem tornar a produtividade do trabalho mais elevada que as demais. Elas podem também contribuir para maior capacidade de circulação das mercadorias e acelerar as políticas públicas em saúde, educação e segurança pública. A produtividade do trabalho depende dessas tecnologias”, afirmou Aldo.
O mercado de TICs brasileiro gera mais de 1,5 milhão de empregos, com níveis de renda superiores à média da massa salarial. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2013, cerca de 11 mil empresas atuavam nesse segmento, gerando uma receita de R$ 240 milhões, o equivalente a 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
A mesma organização estima que o País seja o quinto maior mercado mundial. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria de hardware em solo brasileiro alcançaram mais de US$ 500 milhões em 2014, um acréscimo de 72% na comparação com 2011.
“O Brasil se lança na busca do domínio dessas tecnologias num movimento contraditório, com certo atraso, mas combina também alguma velocidade e sucesso. O setor de TICs no Brasil tem crescido nos últimos anos, basicamente, ao dobro da velocidade da média mundial, que é de 5%”, ressaltou o ministro.
(Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI)
Fonte: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7784:titular-do-mcti-destaca-importancia-do-mercado-de-tics-para-o-brasil&catid=1:latest-news
Agência Gestão CT&I