TESTE2 WCIT recebe apoio de entidades estratégicas no primeiro ano de trabalho - Brasscom

ASSESPRO Nacional confirma expectativa do mercado e do governo federal na
realização do evento pela primeira vez na América do Sul


A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO Nacional) e o Comitê Executivo do Congresso Mundial de TI – WCIT 2016, fecham o ano de 2015 com balanço bastante promissor na captação de parceiros para o evento no Brasil. Iniciativa privada, Instituto de pesquisas, academia, governo compreenderam a relevância da realização do WCIT na América do Sul – em especial, na capital brasileira – e a apostaram no sucesso do evento.
No total, o Congresso conta com 17 entidades de grande relevância no cenário regional e nacional. São marcas com visão de expansão das marcas e que apostam no evento como uma plataforma geradora de novas oportunidades de negócios, parcerias, representações e internacionalização da TIC brasileira.
Entre os recentes apoiadores do projeto, estão o Instituto Curitiba de Informática (ICI), Intelit, a Central IT e a Sociedade Brasileira da Computação (SBC). A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) também aderiu ao WCIT no segundo semestre de 2015 pela possibilidade de agregar novos parceiros e investidores nos Centros de Pesquisa de Desenvolvimento (P&D) nacionais.
Por parte do Governo Federal, a percepção com relação ao WCIT no Brasil é de expansão no comércio exterior, bem como da mudança da imagem do país internacionalmente no que diz respeito aos negócios e Turismo. Neste aspecto, o Comitê recebeu apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e dos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) foram as primeiras instituições a apoiarem o WCIT no país. A exemplo das edições anteriores do Mundial de TI, a exportação de produtos e serviços de TIC são foco da programação, o que o torna estratégico no calendário de ações apoiadas por ambas as entidades.
As rodadas de negócios, network e exposição das marcas atraíram também a participação ativa de entidades como o Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).
No Legislativo, dentre diversos deputados e senadores, o apoio veio também da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, liderada pelo deputado Izalci Lucas. No Judiciário, o Tribunal de Contas da União participa não só como apoio, mas na programação de debates do evento, que também contará com ministros de Estado do Brasil e do exterior.
Em nível local, o Governo do Distrito Federal percebeu no WCIT oportunidade única de atrair investidores e alavancar projetos primordiais para o desenvolvimento da TI brasiliense, como o Parque Tecnológico Capital Digital e a criação de polos de pesquisas setoriais na cidade. Órgãos como a Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo e a Terracap são alguns dos que abraçaram a ideia e se comprometeram com o sucesso do Congresso no país.
O Comitê Executivo continua em negociação com diversos entes mapeados como estratégicos e interessados no evento para projetar ou fortalecer marcas nas Américas, Ásia, Europa e África. Além da promoção junto ao setor no país, o grupo organizador confirma a participação de delegações de Taiwan, Índia, Armênia, Malásia, Japão, Nigéria, Canadá, México, Quênia, Emirados Árabes, Costa Rica, dentre outras.
WCIT